Publicidade
Sebrae/SC desenvolve solução piloto de sustentabilidade que será implementada em todo o País
02 de Setembro de 2016

Sebrae/SC desenvolve solução piloto de sustentabilidade que será implementada em todo o País

Twitter Whatsapp Facebook

Oferecer conhecimentos, ferramentas de gestão e técnicas para aplicação da sustentabilidade em pequenos negócios é o foco de uma solução desenvolvida pelo Sebrae Santa Catarina que, em breve, será implementada em todo o País. O curso piloto ocorreu, nessa semana, em Chapecó, oeste do Estado, reunindo profissionais e empresários de empreendimentos que integram o “Encadeamento Produtivo Aurora Alimentos – Sebrae/SC: suínos, aves e leite”, desenvolvido com a parceria do Senar/SC, Sescoop/SC, Sicoob, Fundação Aury Luiz Bodanese, Cooperalfa, Itaipu, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1, Coopervil, Coopercampos e Sicredi/RS.

Denominada “Sustentabilidade aplicada em pequenos negócios”, a solução permite que o empresário ou gestor, finalize o curso com um Plano de Ação para implementar técnicas/práticas de sustentabilidade na empresa. “No Brasil, 99% das empresas se enquadram nas categorias de micro e pequenos negócios e, se não adotarem posturas sustentáveis, perderão diferencial competitivo. Por isso, o Sebrae se preocupa em desenvolver tecnologias e métodos que oportunizem aos empresários adquirir conhecimento para tornar um negócio sustentável, ou seja, pensar nas questões econômicas, sociais e ambientais”, salientou a consultora credenciada ao Sebrae/SC, responsável por ministrar o curso, Andreia S. Rosa de Amorim.

Publicidade

De acordo com pesquisa do Sebrae realizada em 2012, 79% dos proprietários dos pequenos negócios sabem que as ações sustentáveis podem atrair mais clientes e que a sustentabilidade está fortemente associada às questões ambientais, sociais e econômicas. Dos R$ 40 milhões gastos nas licitações sustentáveis, 57% foram pagos para os pequenos empreendimentos. Em apenas dois anos, a participação dessas empresas que venderam para o governo nesse tipo de licitação  cresceu 115%.

“Esses números mostram evolução significativa dos pequenos negócios em relação à sustentabilidade, mas precisamos ir além e continuar investindo em iniciativas que estimulem ainda mais a aplicação de procedimentos que visem o desenvolvimento econômico, social e ambiental”, enfatizou o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani.

De acordo com a consultora credenciada ao Sebrae/SC, Beatriz Silveira, o curso prepara para atender a crescente demanda de sustentabilidade nas empresas, por meio de capacitação que defende um padrão de qualidade sustentável de produtos e serviços, auxiliando na melhoria do desempenho.

Daline Gonçalves da Rosa, que atua na Certa Corretora de Seguros, enfatiza que o curso está oportunizando conhecimentos importantes que poderão ser aplicados na empresa. “Temos noção sobre sustentabilidade e sua importância, mas não de forma profunda e, por isso, as aulas estão sendo essenciais para aprimorarmos conhecimentos que trarão benefícios para nós e para os negócios”, realçou. 

Sobre o Encadeamento Produtivo, Daline diz que a participação está oportunizando evolução na empresa, pois possibilita aperfeiçoar conhecimentos, trocar experiências e, com isso, implementar iniciativas inovadoras.  

Publicidade