Progama internacional de aceleração de Startups tem três brasileiras entre as selecionadas

08 de Julho de 2021

Litro de Luz, NeuralMind e SolarZ participarão do Módulo Global da iniciativa

O programa de geração de negócios com Startups, Starter Business Acceleration 2021, da EDP - multinacional que atua em toda a cadeia de valor do setor elétrico, tem três startups brasileiras entre as selecionadas. As startups Litro de Luz, NeuralMind e SolarZ participarão do Módulo Global da iniciativa, que tem início programo para Julho.

A edição do programa em 2021 recebeu 736 inscrições de 78 países ao redor do mundo. As 10 selecionadas, que representam quatro nações diferentes, terão a oportunidade de demonstrar seus modelos de negócios e soluções para diferentes unidades de negócios da EDP no Brasil, Espanha, Estados Unidos e Portugal, que, juntas, atendem cerca de 12 milhões de clientes.

Oportunidades de negócio

De julho a outubro, serão feitos projetos-pilotos com as selecionadas para testar suas soluções e validar potenciais oportunidades de negócio com a gigante do setor elétrico. A startup que mais se destacar nesse período receberá um valor de 50 mil euros equity-free para alavancar o seu negócio. Além disso, as empresas ainda poderão ser avaliadas pela EDP Ventures, veículo de investimento de capital de risco do Grupo EDP, para receberem maiores aportes financeiros, além de conhecimento e experiência de mercado.

O Brasil foi o terceiro país com mais inscrições em 2021. Uma das novidades da atual edição foi o “Indique uma Startup”, no qual os colaboradores da EDP puderam indicar uma startup e concorrer a uma série de prêmios, além de um encontro para discutir o futuro da inovação na empresa com o CEO da EDP no Brasil, João Marques da Cruz.

“Ter três startups selecionadas para o módulo global é uma prova da força do ecossistema brasileiro. Tivemos uma seleção muito equilibrada no programa, com soluções bastante inovadoras para o setor elétrico. A qualidade das selecionadas nos impressionou positivamente e agora elas terão oportunidade de apresentar de maneira mais detalhada aquilo que podem oferecer“, destaca Andrea Salinas, Diretora de Inovação e Venture Capital da EDP no Brasil.

Starter Business Acceleration

O Starter Business Acceleration analisa iniciativas em sete verticais: soluções para clientes, inovação digital, armazenamento de energia, energias limpas, redes inteligentes, acesso à energia e soluções para processos internos. A EDP Ventures no Brasil já investiu em 3 empresas que participaram do programa em anos anteriores, Dom Rock, Colab e Time Energy. A iniciativa é um projeto de inovação aberta da EDP gerido pela Beta-i, uma consultoria de inovação colaborativa com base no Brasil e em Portugal.

 

Conheça um pouco mais sobre as startups brasileiras selecionadas:

Litro de Luz: leva iluminação solar a comunidades sem acesso à energia ou sem luz nas ruas por meio de postes, lampiões e soluções solares compostas por materiais simples como garrafa PET e canos PVC, além de placas solares, baterias e LEDs.

NeuralMind: aplica inteligência artificial para automatizar a prova de vida e a diligência de documentos diversos envolvidos na contratação de novos clientes e qualificação de fornecedores e terceiros.

SolarZ: oferece um sistema de monitoramento de múltiplas usinas solares e gestão de pós-vendas para integradores fotovoltaicos.

 

Demais finalistas

annea.ai GmbH: desenvolveu um software que ajuda a reduzir os custos de operação e manutenção e maximiza a produção de energia em todas as indústrias de energia renovável.

Full&Fast: gerencia o carregamento veículos elétricos de forma eficiente, fácil e sustentável, combinando o conhecimento do setor com experiência em energia, baterias, software de gestão de frotas e leasing.

Hovering Solutions: desenvolveu robôs e drones capazes de voar autonomamente em ambientes onde o Global Navigation Satellite System (GNSS) não está disponível.

Iomob: oferece suporte a implantações multimodais centradas em veículos elétricos, incluindo roteamento, reserva e pagamento de redes de carregamento

LESS Industries: realiza manutenção preventiva de linhas de transmissão de alta tensão, detectando falhas potenciais de cabos elétricos por meio de movimentos anômalos e padrões de vibração.

Terra Pave International: permite que seus clientes maximizem a produção de albedo (quantidade de radiação solar refletida por uma superfície) para uso em módulos solares bifaciais.

TROIA d.o.o: oferece soluções para gerenciamento eficiente de ativos, como manutenção preditiva, realidade aumentada, Internet das coisas, dentre outras.
 

Notícias Relacionadas