MEMÓRIA | Prefeitura de Florianópolis inaugura o SAMUvet, um Samu para animais; inédito no país

06 de Agosto de 2018

Iniciativa recebe apoio da população de Florianópolis

samuvet1

Matéria publicada originariamente em 4 de agosto de 2014
 

Na sexta-feira, dia 1º de agosto, a Prefeitura de Florianópolis inaugurou algo inédito no país: o SAMUvet, ou Serviço Médico de Atendimento Veterinário de Urgência. O idealizador do projeto foi o Diretor do Bem-Estar Animal (Dibea), da Secretaria Municipal de Saúde, Eduardo Cavallazzi.

Apesar de o projeto ainda ser um plano-piloto, com duração de 90 dias, é considerado uma vitória àqueles que há anos lutam por leis de proteção aos animais. Após o período, em que o SAMUvet vai funcionar 24 horas por dia, a Secretaria de Saúde vai definir as diretrizes de atendimento a serem seguidas, que irão constar de decreto a ser assinado pelo prefeito Cesar Souza Junior.

A equipe é composta por um médico veterinário (com uma maleta de primeiros socorros) e um motorista. Por enquanto só foi disponibilizado uma viatura, mas já é um começo. Demanda existe, muitas pessoas possuem animais de estimação, especialmente cães e gatos, e numa emergência a maioria não sabe a quem recorrer. A Dibea atende, em seu horário normal de funcionamento, aproximadamente 15 casos de cães, gatos e cavalos atropelados ou baleados, por semana. A preferência do atendimento são cães e gatos, com ou sem dono, principalmente em situações de atropelamento ou outras situações avaliadas como de extrema necessidade. Também são atendidos animais utilizados em farra do boi, e cavalos que podem até ter proprietários, mas que sejam encontrados sozinhos.

O serviço do SAMUvet será acionado somente através do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), diante de ocorrências atendidas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, pelos números de telefone 190/192/193, para evitar trotes ao máximo.  

samuvet_cavalos01 Reboque para animais de grande porte, como cavalos e bois.
Foto/Divulgação: Petra Mafalda/PMF
 
samuvet02 Foto/Divulgação: Petra Mafalda/PMF

 

samuvet03 Prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior durante o evento de lançamento do SAMUvet.
Foto/Divulgação: Petra Mafalda/PMF