Osklen já reciclou mais de 1 milhão e meio de garrafas PET para a criação de peças com algodão orgânico

30 de Agosto de 2018

Com a reciclagem das garrafas PET, toneladas de dejetos deixaram de ser lançados nos oceanos, protegendo espécies ameaçadas pelos resíduos de plástico. 

A Osklen é a primeira marca a lançar uma T-Shirt feita com algodão orgânico. Em 2008 a malha PET entrou nas coleções da marca carioca, sendo estimado o recorde de mais de 1 milhão e meio de garrafas PET recicladas para criação de peças e-fabrics. Com a ação, toneladas de dejetos deixaram de ser lançados nos oceanos, protegendo espécies ameaçadas pelos resíduos de plástico. 

Graças à inovação tecnológica, a combinação destas fibras de poliéster - feitas a partir de PET - com as de algodão permite a criação de uma malha com a resistência, durabilidade e solidez de cores idênticas aos produtos fabricados com poliéster convencional. O resultado final é uma malha de qualidade tão boa quanto a que é confeccionada com matéria-prima não reciclada, mas com uma diferença fundamental: tem um valor social e ecológico agregado sem precedentes.

O impacto ambiental da confecção de tecido reciclado é bem menor que quando se usa fibras virgens. A economia de energia na produção reciclada é de 76% e a redução de emissões de CO2 é de 71%. Além disso, a coleta e a seleção de recicláveis envolvem mais de 250 mil catadores, transformando-se em uma fonte de renda para populações com precárias condições de vida.

Confira algumas peças: