O futuro da mídia e o futuro de Florianópolis como cidade criativa em pauta no SXSW

14 de Março de 2019

Hoje, o grande desafio para quem trabalha com mídia é gerar interesse

por Fernando Ligório e Francis Ziembowicz*

As mudanças pelas quais passam as mídias tradicionais, o que inclui desde a migração dos jornais do papel para a internet até a corrida do público das salas de cinema para a poltrona e o Netflix, são parte importante dos debates do SXSW, evento que ocorre em Austin, no Texas. No mercado atual em que jovens abaixo dos 25 anos não consomem mais conteúdos na TV, rádio e jornais impressos, o comportamento desse novo consumidor e a forma de mensurar o impacto do marketing para esse público tem sido uma das principais pautas do evento.

O marketing de massa adaptado para o marketing 1:1, ou seja, aquele elaborado para nichos de consumidores cada vez mais interessados em conteúdos personalizados, não se apropria mais das qualidades dos produtos, mas investe em gerar plataformas de experiências embasadas nos interesses desse público tão exigente. Hoje, o grande desafio para quem trabalha com mídia é gerar interesse, e a preocupação dos palestrantes do South-by envolve em encontrar as formas mais adequadas de mensurar esses resultados de vendas e alcance de mídia desse conteúdo estritamente nichado.

As possibilidades de ação parecem infinitas. Mas também há no cenário uma discussão sobre ética e privacidade do usuário. Até quando as pessoas vão aceitar receber anúncios publicitários de produtos sobre os quais conversaram na mesa de jantar?

A programação de ontem também teve uma atração especial para quem é de Florianópolis. Acompanhamos o lançamento do Floripa Conecta, evento que teve a participação de representantes da ACIF e da ACATE, entre outras entidades. A iniciativa pode representar um reforço importante na estratégia da capital catarinense de se posicionar como pólo de economia criativa.

Fernando Ligório e Francis Ziembowicz, sócios da catarinense VOE Ideias, uma das principais agências de live marketing do País, estão em Austin, no Texas, e compartilham com o Acontecendo Aqui o melhor do SXSW.