Nissan e NASA ampliam pesquisa em serviços de mobilidade autônoma

12 de Janeiro de 2018

A Nissan North America, subsidiária americana da Nissan Motor Co. Ltd., anunciou nessa quinta-feira (11), durante a feira CES 2018, a renovação do acordo com o Centro de Pesquisas NASA Ames Research Center, localizado no Vale do Silício, para continuar a parceria no desenvolvimento de pesquisas e tecnologias para futuros serviços de mobilidade autônoma, incluindo uma demonstração do funcionamento no Vale do Silício. A renovação da parceria entre a Nissan e a NASA é resultado do sucesso do trabalho realizado até agora, para definir o novo escopo do trabalho até 2019.

Por meio da parceria de cinco anos com foco em Pesquisa e Desenvolvimento, os pesquisadores do centro de pesquisas Nissan Research Center, localizado no Vale do Silício, e da NASA AMES, têm trabalhado juntos para promover o avanço de sistemas de condução autônoma. Em janeiro de 2017, durante a edição anterior da feira CES, em Las Vegas, a Nissan lançou a nova plataforma Nissan Seamless Autonomous Mobility (SAM), para gerenciar frotas de veículos autônomos, desenvolvida a partir de tecnologia da NASA. Esta nova fase da parceria é resultado deste sucesso, e prevê o desenvolvimento de novas tecnologias e testes de uso do sistema SAM para gerenciar serviços de transporte autônomo que serão posteriormente implementados.

A parceria em pesquisa com a NASA faz parte estratégia da Nissan voltada à evolução do negócio e de tecnologias na indústria automotiva, chamada de Mobilidade Inteligente da Nissan. Esta estratégia tem como foco três vertentes inter-relacionadas na área de inovação para condução autônoma (Intelligent Drive), eletrificação (Intelligent Power) e tecnologias de infraestrutura (Intelligent Integration). A plataforma SAM representa um grande passo na estratégia de integração inteligente, para oferecer uma infraestrutura que integre serviços de mobilidade autônoma de forma segura e contínua nos meios urbanos existentes.