Mirta Piriz, diretora de marketing do SBTSC/SCC visita Distrito de Inovação de Barcelona

09 de Janeiro de 2019

Desde 2001 já se instalaram no Distrito 22@ 4.500 novas empresas

O ecossistema de inovação de Barcelona - reconhecida como uma das cidades mais inteligentes do mundo - serviu de inspiração para o Estado de Santa Catarina. Os centros de inovação construídos em diversas cidades catarinenses seguem o modelo da capital da região da Catalunha, onde o poder público, as universidades e os empreendedores do setor privado trabalham conectados para desenvolver novos negócios e soluções tecnológicas que resultem em cidades inteligentes, inovadoras e sustentáveis.

O Grupo SCC participa como difusor, através dos seus canais de comunicação, do acordo de cooperação internacional celebrado entre Santa Catarina e a região da Catalunha, apoiando as iniciativas que visam a modernização dos parques tecnológicos e centros de inovação existentes ou em construção no Estado. O presidente do grupo, Roberto Amaral, integrou a missão pioneira do governo catarinense à Espanha em 2013, na qual a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável firmou a parceria com o distrito de inovação erguido por meio do projeto 22@Barcelona, trazendo para o estado toda expertise neste campo do conhecimento.

Em dezembro, a diretora de marketing do SBT SC e do Grupo SCC, Mirta Piriz, visitou o distrito de inovação de Barcelona, sendo recebida pelo presidente mundial da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação, Josep M. Piqué. O objetivo foi conhecer o modelo e verificar como são desenvolvidos os talentos e tecnologias, especialmente no setor de mídia. 

A primeira visita foi ao edifício Media-TIC, uma inovadora construção que recebe e orienta os interessados em empreender. Funciona como incubadora e ponto de encontro para empresas e profissionais de mídia e tecnologia da informação. O espaço é ocupado por empresas que desenvolvem projetos centrados em novas tecnologias e difusão do conhecimento.

A diretora do SCC conheceu o Barcelona Activa, organismo da municipalidade de Barcelona, destinado a impulsionar a vocação inovadora da cidade. Diversas oficinas são oferecidas gratuitamente para atualizar os empreendedores. O poder público contribui com assessoria especializada para orientar os talentos que desejam se instalar no distrito.

O Distrito 22@ surgiu no ano 2000, como iniciativa do Município de Barcelona, para transformar 200 hectares de terra no bairro industrial de Poblenou em um distrito produtivo e inovador, com espaços modernos para a concentração estratégica de atividades intensivas em conhecimento.

No novo modelo de cidade compacta passaram a conviver empresas inovadoras, universidades, centros de pesquisa, de formação e de transferência de tecnologia, bem como prédios de moradia, equipamentos de lazer e zonas verdes. Desde 2001 já se localizaram no distrito 4.500 novas empresas, como Yahoo! I+D, Facebook, Amazon, Casio, Ebay, Mediapro, Microsoft, Sanofi-Aventis, Groupalia, Capgemini, Schneider Electric, Vistaprint e Indra, entre outras, gerando mais de 56.000 novos postos de trabalho.

“Em Barcelona, visitamos também os estúdios da Beteve, um canal público de televisão de Barcelona, que possui larga atuação na internet e como emissora de rádio. O benchmarking buscou as melhores práticas com visita aos ambiente criativo e entrevistas com especialistas.”, concluiu Mirta.