A media capital do Grupo RBS, a RBS Ventures, é o mais novo destaque do State of Global Media Capital Funding 2023. Operando há pouco mais de um ano, a Ventures se estabelece em contribuir para com a solidificação do formato e impulsionamento de marcas no mercado gaúcho e nacional.
O relatório, publicado anualmente pela plataforma mediaforgrowth (MFG), de Londres, é referência global em informações sobre investimentos de media for equity.
Destacando o crescimento do Brasil, o estudo mostra que o País desponta como um mercado emergente na 7ª posição no ranking global dos países com maior número de negociações com nove deals acordados no período. Dos seis investimentos realizados pela RBS Ventures em 2023, três tem parte do aporte no modelo de media for equity nas empresas Kravi, Doji e Salute, respectivamente dos segmentos de tecnologia em segurança, varejo on-line e saúde, sendo este último o segundo setor com mais negociações no ranking global de investimentos, atrás apenas do de Alimentos e Bebidas.
A partir da atuação da RBS Ventures, as três empresas fecharam o ano com resultados promissores. A Kravi, do setor de portaria remota no Rio Grande do Sul, teve mais de 300% de aumento no volume de usuários no site. Já a Doji, plataforma britânica de revenda de celulares usados, encerrou o ano com 42% de crescimento de usuários no site no Brasil, tendo a capital gaúcha registrado o dobro da audiência de São Paulo. Com investimentos em mídia e recursos, a rede de cuidados em saúde Salute teve um aumento de 22% na base de clientes da carteira.
Estes números representam a força da mídia como importante ativo da RBS Ventures para potencializar negócios ao oferecer a visibilidade e a expertise do Grupo RBS.
“Estamos literalmente construindo e solidificando uma nova categoria de investimentos em nosso país, mostrando o valor dos veículos de mídia para alavancar e acelerar o crescimento dos negócios”, destaca Mauricio Sirotsky Neto, membro do Conselho de Representantes do Grupo RBS e sócio-fundador da RBS Ventures.
Além disso, a pesquisa apontou ainda a televisão como o recurso mais procurado na estratégia de investimento em mídia, com destaque também para a combinação de diferentes canais e formatos, como impresso, TV, mídia externa, digital e rádio. E, pela primeira vez, o marketing de influência também foi citado.
Para 2024, consolidando os resultados observados em 2022 e 2023, o estudo sugere que, além do crescimento do formato de media for equity, segue a tendência de aumento dos investimentos em publicidade na TV entre as empresas nativas digitais.
Lançada em setembro de 2022, a RBS Ventures conta com seis empresas investidas, incluindo a Player 1 Gaming Group, em sociedade com a Globo Ventures, além da exclusividade comercial na Arena do Grêmio e no Estádio Beira-Rio. Em agosto do ano passado, a RBS Ventures lançou a Pulso Creators, empresa de marketing de influência que soma o casting de talentos da RBS aos principais creators do sul do país em uma proposta única para conectar marcas e influenciadores.
Para 2024, a media capital do Grupo RBS pretende dobrar o portfólio de investidas e expandir para outros segmentos.