Publicidade
Maior feira de ciência e tecnologia da América do Sul, Mostratec, terá pesquisadores de SC
23 de Outubro de 2014

Maior feira de ciência e tecnologia da América do Sul, Mostratec, terá pesquisadores de SC

Twitter Whatsapp Facebook

Nove pesquisas de cinco cidades representarão o estado na Mostratec, evento que é referência internacional na área e reúne quase 500 trabalhos de 22 países.

Mostratec - 1 - Sidney Scaravonatti Movimentação da última edição da feira, em 2013. Crédito: Sidney Scaravonatti.

Publicidade

Jovens cientistas de cinco cidades de Santa Catarina estarão participando da maior feira de ciência e tecnologia da América do Sul. Ao todo, nove pesquisas serão apresentadas na 29ª Mostratec – Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em Novo Hamburgo (RS), de 28 a 31 de outubro. A maioria aborda aspectos de sustentabilidade e produtividade no cultivo de hortigranjeiros e pastagens. Evento, organizado pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, contará com representantes de 22 países.

Integração orgânica é um dos projetos, das alunas Marta Pegoraro e Kátia Karina Sganzerla, da Escola Estadual Dom Felício Cesar da Cunha Vasconcelos. A pesquisa, orientada pela professora Maristela Aires Pinto, propõe o reaproveitamento de restos orgânicos em instituições de ensino como matéria-prima para materiais didáticos. Segundo o estudo, cascas de laranja seriam utilizadas para a fabricação de uma placa consistente e firme, que será aproveitada como material didático, juntamente com tintas naturais, em sala de aula. A relação completa de trabalhos está listada abaixo.

A Mostratec, considerada uma referência internacional entre as feiras do gênero, reúne jovens cientistas entre 14 e 20 anos de idade. Nesta edição da feira serão apresentados 370 projetos, distribuídos em 13 diferentes áreas, de Ensino Médio e Técnico. A Mostratec Júnior contará com outros 112 projetos, de alunos do Ensino Fundamental. No evento também ocorre o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec e o Festival Mostratec de Robótica Educacional.

Os países que estarão na Mostratec 2014 são Brasil, Argentina, Cazaquistão, Chile, Colômbia, Dinamarca, Egito, Equador, Eslovênia, Espanha, EUA, Holanda, Indonésia, Itália, Luxemburgo, México, Paraguai, Peru, Porto Rico, Tunísia, Turquia e Uruguai. A feira estará aberta ao público das 14h às 21h e a entrada é franca. Mais informações sobre o evento estão à disposição no site da Mostratec.

 

Relação das escolas de projetos de Santa Catarina:

 

  • Escola E. B. Dom Felício Cesar da Cunha Vasconcelos – Irani

Integração orgânica – alunas Marta Pegoraro e Kátia Karina Sganzerla, orientadora Maristela Aires Pinto.

  • Escola de Educação Básica Adelaide Konder – Navegantes

Filtrolável – O filtro sustentável – alunos Gean Victor Hostin Freire da Rocha e Fabrizio Silva Campos, orientador Milton Valentim dos Santos Junior.

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Campus Camboriú

Levantamento da avifauna do campus do IFC – Camboriú – alunos Raul Sebastião Cota e Gabrielle Keunecke Blasius, orientador Edson João Mariot.

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Campus Jaraguá do Sul

Impacto ambiental da pesca artesanal do camarão sete-barbas (Xiphopenaeus kroyeri) sobre a família Sciaenidae em Penha, SC – alunos Maurício Antonio Goetten e Afonso Bosse, orientadores Mário Cesar Sedrez e Joaquim Olinto Branco.

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Campus Rio do Sul

H2O Arsônico – Dispositivo para medição do nível das águas – alunas Rafaela Marchi e Ana Paula Juraszek, orientador Renon Steinbach Carvalho.

Efeitos de telas de diferentes cores em plantas de alface (Lactuca sativa) – alunos Thiago Afonso Peron e Rafael Leandro Scherer, orientadora Isabel Cristina Müller.

Efeito alelopático dos extratos aquosos de azévem (Lolium multiflorum), mucuna-preta (Mucuna aferrima) e tiririca (Cyperus rotundus) sobre a germinação de sementes de picão-preto (Bidens pilosa L.) – alunos Théo Piucco Röcker, Robert Lorenzetti e Karine Nunes, orientadores Oscar Emilio Ludtke Harthman e Romulo João Debarba.

Diagnóstico econômico de duas propriedades rurais – alunos Rodrigo Teodoro Nunes e João Vitor da Silva Stange, orientador Gilberto Mazoco Jubini.

Desenvolvimento embrionário de jundiá cinza Rhamdia sp. – alunos Marlon Guilherme Von Paraski e Marcelo Augusto Moreira Jubini, orientadores Cesar Ademar Hermes e Isabel Cristina Müller.

Publicidade