Publicidade
Inovações exigem novos perfis de profissionais da Tecnologia da Informação em 2019
02 de Janeiro de 2019

Inovações exigem novos perfis de profissionais da Tecnologia da Informação em 2019

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

No ambiente dos negócios, a transformação digital e as mudanças que esse movimento está causando nas empresas atingem diversificados níveis, gerando exigências diferentes em cada área das organizações. O setor da tecnologia da informação, por exemplo, não é mais visto apenas como uma equipe que oferece suporte para o restante da empresa. Atualmente, a exigência é que os profissionais de TI possuam uma visão estratégica de negócios, propondo soluções e inovações para a empresa.

De acordo com o Gartner, ao menos 40% das equipes de TI assumirão vários papéis, sendo a maioria relacionada à área de negócios e não de tecnologia. Já em 2019, as contratações de especialistas deverão cair em mais de 5% para atender a demanda por profissionais mais versáteis, com conhecimento em diversas áreas.

Publicidade

“Neste novo cenário, o profissional que deseja se destacar em sua carreira, deve ter a capacidade de se relacionar com clientes, fornecedores e parceiros, e só assim compreender mais a fundo os processos de negócio da empresa em que atua, aplicando-os no ambiente de TI para gerar resultados que impactem positivamente no desempenho da organização”, afirma Gilmar Tamanini, presidente da Teclógica, empresa de TI e negócios de Blumenau (SC).

Crescimento do setor

Segundo as estimativas da EMIS Insights, os serviços de TI devem crescer 5% por ano entre 2017 e 2021 e, até o final de 2021, as vendas de software e serviços de TI devem alcançar USD 25,8 bilhões com um aumento de 5,7% por ano. O crescimento deve ser baseado na recuperação da economia que irá atrair investimentos em cloud, ajudando a expandir evoluções tecnológicas.  

O estudo revela que o setor de TI no Brasil está cada vez mais centrado no desenvolvimento de software e serviços de TI. O principal impulsionador de crescimento para o setor de TI são os investimentos em segurança e aplicativos na nuvem, que aumentarão as vendas nos próximos anos.

 

Publicidade