INOVAÇÃO | Declarações de candidatos no debate da NSC TV serão checadas em tempo real

02 de Outubro de 2018

Iniciativa do Prova Real é inédita nas eleições de Santa Catarina

O Prova Real realiza nesta terça-feira (2) a checagem em tempo real das declarações de candidatos ao governo de Santa Cantarina durante o debate da NSC TV, que começa após a novela Segundo Sol. As verificações serão postadas no Twitter ao vivo do Diário Catarinense — @aovivodc — e o resultado completo da checagem estará na página do Prova Real e no site NSC Total. Seis jornalistas, com metodologia certificada para checagem de discursos, atuarão para garantir a iniciativa inédita nas eleições em Santa Catarina.

Participam do último debate antes do primeiro turno das eleições, em ordem alfabética: Comandante Carlos Moisés (PSL), Décio Lima (PT), Gelson Merisio (PSD), Leonel Camasão (PSOL), Jessé Pereira (Patriota) e Mauro Mariani (MDB). O debate terá quatro blocos. O primeiro turno das eleições 2018 ocorre no próximo domingo (7).

Ao longo da campanha eleitoral, o Prova Real já realizou a checagem de entrevistas de candidatos e do debate na rádio CBN Diário. Foram 76 declarações verificadas e você pode conferir todas na página do Prova Real.

Integrante do projeto Comprova, iniciativa que reúne a NSC Comunicação e mais 23 redações de grandes jornais do país, para combater as notícias falsas nas eleições 2018, o Prova Real também checou a veracidade de informações e imagens compartilhadas nas redes sociais, as chamadas fake news.