Florianópolis apresenta projeto de inovação para ministério da Tecnologia

20 de Novembro de 2017

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, vem a Florianópolis nesta segunda-feira (20) para conhecer um projeto catarinense que capacita servidores públicos para adotarem tecnologias e inovarem nos órgãos de governo. Desenvolvido pela WeGov, o HubGov já formou 55 funcionários de órgãos como o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Correios, Assembleia Legislativa e outras instituições do Estado.

Depois de formados, os servidores se organizam em equipes dentro dos órgãos nos quais atuam e montam laboratórios de inovação. Nestes locais, eles se reúnem para pensar formas diferentes de executar as rotinas, diminuir a burocracia e deixar a máquina pública mais eficiente e barata. A primeira turma, formada em agosto de 2017, já apresentou resultados.

Um dos cases foi desenvolvido por colaboradores do TRE-SC. Em plena campanha de recadastramento biométrico, os técnicos judiciários identificaram que muitos catarinenses não sabiam do prazo para concluir o procedimento — que se não for respeitado, pode resultar na suspensão do título de eleitor e trazer complicações como o bloqueio da conta bancária. Para deixar o processo mais eficiente, os formandos criaram uma rede de comunicação baseada em aplicativos de troca de mensagens, e-mail e instituições públicas por meio da qual propagam informações sobre as cidades que estão com o recadastramento aberto e quais são as datas mais importantes. 

Além do ministro Gilberto Kassab, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e trinta prefeitos de cidades do Estado vão conhecer o projeto. A apresentação será durante a 5ª reunião do Conselho Consultivo do projeto do InovAMFRI, que quer desenvolver as cidades da região da foz do Rio Itajaí, e acontece no Sapiens Parque.