O Faial Prime Suites, hotel 4 estrelas localizado na Capital catarinense foi o primeiro hotel do Brasil a adotar a robótica e a inteligência artificial para automatizar o atendimento online e impulsionar ainda mais o site do hotel como principal canal de reservas. O serviço vem sendo realizado desde novembro de 2017
Portal Globo.com
O site da Revista Época Negócios publicou uma matéria intitulada “Oito tendências de turismo para 2018” com base em estudo realizado pelo site de viagens “Momondo” que mostra a evolução dos hábitos de turismo em nível global. Nele, o leitor irá descobrir o que será tendência em 2018 e o que estimulará as pessoas a conhecerem um novo destino. No capítulo ‘Novas tecnologias em hotéis’, o estudo diz: “A alta tecnologia tem influenciado as redes hoteleiras pelo mundo todo. Há uma melhora nos serviços de Wi-Fi, com velocidades mais rápidas e banda larga. Mas tudo indica que os hotéis irão além, como, por exemplo, implantando inteligência artificial nas acomodações ou permitindo que o cliente realize check-in online, através de aplicativos. O “Faial Prime Suites”, em Santa Catarina, tornou-se o primeiro hotel brasileiro a adotar inteligência artificial para agilizar o processo de atendimento.”
Chatbot
A tecnologia é um sistema de chatbot com inteligência artificial capaz de atender não só no chat do site, mas em breve também via Messenger, Skype, e WhatsApp. Dados da consultoria internacional Gartner apontam que até 2020, 85% das interações de serviço ao cliente envolverão o uso de chatbots.
Segundo Luciano Vieira, gerente comercial do hotel, “a automação de nosso sistema de chat online traz diversas vantagens: a velocidade de resposta para o cliente final, a possibilidade de ter venda direta por mensagens em diversos canais de atendimento, a certeza de que o padrão de atendimento será mantido 24 horas por dia, 7 dias por semana, e o controle estatístico sobre a qualidade do atendimento. Enfim, o diferencial é que a tecnologia foi desenvolvida exclusivamente para o mercado hoteleiro e tudo isso nos encantou”, revela Vieira.
Imagem: chatbot online no site do hotel
Agora ao acessar o site do hotel, seja lá qual for o horário de acesso, o chat da página está automatizado com diversas informações relevantes para tomada de decisão dos visitantes do site. Uma parte interessante é que quanto mais as pessoas interagem com o robô de atendimento online mais inteligente e melhor vão ficando as informações.
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Imagem: Suite Faial Prime Suites – Florianópolis
Luciano ressalta que: “nunca tinha aderido a um sistema chat antes no site do hotel, pois não achava profissional o chat ficar off-line por várias horas durante a semana, à noite, fins de semana, já que só o comercial do hotel teria condições de fazer o atendimento no padrão desejado. Agora o robô faz todos os atendimentos 24h por dia, e 7 dias por semana, e sem tirar férias!”.
Tendência
A tecnologia da Asksuite é pioneira no mercado hoteleiro nacional. Segundo Rodrigo Teixeira, CEO da empresa, hoje 56% dos Millenials já preferem consultar as empresas através de mensagens, e a automação via chatbot é um caminho sem volta pois torna o hotel mais disponível para os clientes, e todo o processo de comunicação mais assertivo, mensurável, e econômico”.
Veja o robô em ação no site do Faial Prime