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Facebook e CVV criam bot no Messenger para facilitar o atendimento na prevenção do suicídio
23 de Outubro de 2019

Facebook e CVV criam bot no Messenger para facilitar o atendimento na prevenção do suicídio

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O Centro de Valorização da Vida (CVV) em parceria com o Facebook, lançam hoje (23) um novo canal de comunicação. A ferramenta é um bot no Messenger que utiliza inteligência artificial para facilitar atendimentos e dar prioridade a quem busca informações sobre prevenção ao suicídio, assim como quem deseja saber sobre o CVV e seus canais de ajuda pela rede social. Implementar tecnologia aos primeiros minutos de atendimento também ajudará o CVV a otimizar recursos, como o tempo de resposta às pessoas e aos voluntários que necessitem de apoio com urgência. 

A tecnologia criada pela Nama, responde dúvidas administrativas, como, por exemplo, como se tornar voluntário ou contribuir com a entidade. O apoio emocional e prevenção do suicídio são atividades que continuarão restritas aos 3.000 voluntários do CVV em todo o país.

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“O CVV sempre buscou de forma contemporânea utilizar as novas tecnologias em equilíbrio com o atendimento humano que possibilite um encontro entre pessoas, para acolher de maneira eficiente aqueles que buscam por ajuda. Há 57 anos, quando o CVV foi fundado, o telefone era uma tecnologia para poucos, e já era um meio utilizado pela entidade”, conta Elaine Macedo, voluntária e porta-voz do CVV. “Assim como fomos a primeira organização para prevenção do suicídio a usar o chat como forma de atendimento há alguns anos”, ela ressalta.

Para aqueles que estão procurando ajuda urgente, o bot fornecerá informações e links para os canais de ajuda do CVV, nos quais encontram-se voluntários disponíveis para conversar, como o telefone sem custo de ligação 188, o chat online ou e-mail. Já para quem quiser saber mais sobre a organização ou quiser contribuir, o bot trará informações sobre o trabalho e a história do CVV, além de opções para doação.

“Nos preocupamos muito com o bem-estar da nossa comunidade e trabalhamos com organizações em todo o mundo, como o CVV e a Safernet no Brasil, para fornecer apoio a pessoas que estejam passando por dificuldades emocionais”, destaca a gerente de Programas de Bem-Estar do Facebook na América Latina, Daniele Kleiner. “Temos desenvolvido uma série de recursos na plataforma para garantir que amigos e familiares possam ajudar uma pessoa quando ela indica em uma publicação estar passando por um estresse emocional”, completa.

Desde 2017, por exemplo, uma ferramenta no Facebook Live permite o envio informações de ajuda emergencial a amigos, incluindo o contato do hotline do CVV. Outra ferramenta sinaliza para o Facebook conteúdos que podem sugerir que alguém está em risco iminente. Em casos urgentes, times do Facebook acionam socorristas locais. 

“Estamos ao lado do Facebook e do CVV neste trabalho tão importante de valorização da vida. O chatbot se mostra especialmente eficaz em casos sensíveis como este, onde o certo distanciamento da interação com a máquina acaba sendo positivo, já que ajuda a quebrar uma eventual resistência da pessoa que sofre, facilitando o primeiro contato para falar de um assunto extremamente doloroso e que, infelizmente, muitas vezes ainda é visto como tabu, provocando constrangimento de tocar no assunto. Outro ponto que vale destacar é que o Brasil é o país com mais ansiosos no mundo (OMS), algo que é causado, em grande parte, por conta do uso desenfreado das novas tecnologias. E este é um contra-exemplo, de como o uso destas tecnologia também pode ser benéfico para a saúde mental das pessoas”, afirma Rodrigo Scotti, CEO da Nama, destacando o potencial da inteligência artificial para melhorar a vida das pessoas e também  para facilitar o acesso a serviços essenciais. 

Para acessar o bot do CVV, entre aqui e clique em “Enviar Mensagem”.

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