ExcelênciaSC integra Pacto pela Inovação que busca criar rede de apoio ao ecossistema de inovação e alavancar a economia do conhecimento no estado

26 de Abril de 2018

O ExcelênciaSC - Movimento Catarinense pela Excelência participa, ao lado de outras 35 entidades, universidades, empresas e instituições e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Pacto pela Inovação. O projeto, que tem como horizonte o ano de 2030, busca criar uma grande rede de apoio ao ecossistema de inovação catarinense e alavancar no estado a chamada economia do conhecimento. O primeiro passo da parceria foi dado nesta semana, com a assinatura de um acordo de cooperação que define tarefas para cada integrante do grupo.  

O Excelência-SC, criado para disseminar no estado as práticas e ferramentas do Modelo de Excelência em Gestão (MEG), vai desenvolver ações de estímulo à inovação entre organizações do estado. O Movimento tem hoje um Comitê Temático de Inovação que promove a troca experiências entre participantes e publicou uma cartilha de boas práticas ainda em 2016. Além disso, empresas e associações podem participar do Programa de Excelência da Gestão (PEG), que tem como um dos pilares o estímulo à inovação, e de Visitas Técnicas a organizações ou instituições que se destacam pelas políticas de estímulo à inovação.

“Nosso maior propósito é criar no estado um ambiente de estímulo às melhores práticas para que as empresas ganhem competitividade e cresçam. A inovação tem papel preponderante nesse esforço”, disse a presidente do ExcelênciaSC, Maria Carolina Linhares. O Pacto pela Inovação reúne ainda instituições como a Ufsc, a Udesc, o INPI, o Sebrae, entre outros. 

Notícias Relacionadas