Empresa cria software que simula o olhar humano sobre imagens e comunicações visuais

15 de Outubro de 2021

O algoritmo identifica o que mais atrai a atenção nos primeiros 3-5 segundos

A 3M usa a ciência a favor da criatividade e lança o Visual Attencion Software (VAS). A tecnologia, que pode ser aplicada em qualquer tipo de comunicação visual, simula como o olhar humano perceberá uma imagem nos primeiros 3-5 segundos - conhecida como visão inicial ou de relance.

"Este primeiro relance é fundamental para capturar o interesse do público e ajuda a garantir que aquilo que você quer que seja visto primeiro, será visto. Com isso, ele permite entender se a mensagem está sendo passada da forma que você deseja. Nosso objetivo com o VAS é aliar a Ciência à Criatividade", explica o Diretor de Negócios de Papelaria LATAM, da 3M, Mozart Carvalho.

O modelo que alimenta o VAS foi desenvolvido por neurocientistas e cientistas cognitivos da 3M, que usaram diversos pontos de dados de estudos acadêmicos de rastreamento ocular, complementados por estudos conduzidos pela 3M.

Além de ser uma ferramenta web, o Visua Attencion Software tem plugin para o Adobe Illustrator, Adobe Photoshop e Adobe XD. A licença pode ser adquirida no próprio site do VAS.

A visão inicial é idêntica em todos os humanos, independentemente das diferenças demográficas, psicográficas ou culturais. A visão consciente - por outro lado - varia de acordo com a idade, se lemos da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita e outros fatores.

Notícias Relacionadas