Duas startups de Florianópolis estão entre as finalistas no Ocyan Waves Challenge

14 de Janeiro de 2020

As startups passam a ser fornecedoras da companhia Ocyan

O programa Ocyan Waves Challenge anunciou seus ganhadores e, entre as startups selecionadas, duas são da capital catarinense. O objetivo do desafio era oferecer soluções inovadoras para demandas específicas da Ocyan em diversas áreas do negócio.

Agora, as startups passam a ser fornecedoras da companhia. São elas: Rio Analytics (Rio de Janeiro), para o controle de produtividade dos tubos de perfuração; Smarti (Curitiba), para aprimorar a gestão do recebimento e expedição de materiais; Confirm8 (São Paulo), para inspeção de equipamentos; Delfos (Fortaleza), para melhoria do controle operacional do Blowout Preventer (BOP), equipamento que controla pressões no interior do poço; Checklist Fácil (Florianópolis), para o controle de documentos de bordo das embarcações; e SocialBase (Florianópolis), para o desafio de comunicação com os integrantes que ficam embarcados.

“Desde o lançamento do programa, foram nove meses de trabalho e dedicação mútua da Ocyan e das startups. Aprendemos muito com a agilidade das startups e elas tiveram a oportunidade de mergulhar em nossas operações e no setor de óleo e gás. A partir deste ano, os projetos piloto aprovados serão implementados de forma definitiva. Uma grande vantagem do nosso programa é que as startups poderão oferecer as soluções desenvolvidas para outras empresas do setor e não só para a Ocyan”, afirma Rodrigo Lemos, diretor de Produção Offshore da Ocyan e líder do Ocyan Waves.

No total, foram 122 inscritos de diversos locais do país. “Foi muito interessante perceber a evolução do processo, cada etapa vencida, e como as startups trouxeram novas ideias para os problemas que enfrentamos. Pena que não seja possível seguir com todas”, completa o executivo.

Rodrigo ainda afirma que com a consolidação do programa, espera atrair ainda mais empresas. “Devemos fazer a segunda edição do Ocyan Waves Challenge e esperamos aumentar o número de selecionadas, nosso objetivo é conseguir reunir mais startups que possam nos ajudar com os desafios internos", conclui.