Coluna Inspiração | 25 cases de VR na comunicação

05 de Novembro de 2019

De jogos da NBA à lojas virtuais, as marcas estão ocupando o universo virtual

Cada dia mais a realidade virtual extrapola o limite dos games e começa a ganhar espaço na indústria e no varejo. Apesar da baixa penetração no Brasil, somente esse ano foram comercializados mais de 9 milhões de equipamentos de realidade virtual no mundo, volume 54% maior do que em 2018. Esse crescimento é resultado do investimento de gigantes como Facebook, Google, Samsung e Microsoft que já possuem óculos disponíveis no mercado e com códigos abertos para os programadores desenvolverem novos usos.

Atualmente, o foco principal é o entretenimento com games imersivos, porém outros setores como saúde, indústria aeronáutica, construção civil e educação também já começam a colocar a tecnologia em prática no dia a dia e claro que a comunicação não poderia ficar de fora. Hoje já é possível assistir a um jogo da NBA em VR, fazer o test-drive de um carro na concessionária, conhecer uma loja conceito, um apartamento decorado ou simplesmente viver uma experiência virtual que traduza o DNA da marca.

Ninguém sabe até onde isso pode chegar... Veja 25 cases de marcas que estão usando realidade virtual em suas estratégias de comunicação:

 

Samsung
Bedtime Stories Uma plataforma de contar histórias em VR que une pais e filhos mesmo a distância.

 

 

New York Times
The Displaced Uma jornada multimídia sobre a guerra e as suas vítimas

 

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Prague National Gallery
Touching Masterpieces Um projeto para ajudar os deficientes visuais a “ver” esculturas icônicas do museu.

 

 

NextVR - NBA Games
Assista aos jogos da NBA em realidade virtual

 

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Lowe´s
Holoroom Test Drive Store Loja que permite clientes testarem ferramentas em um espaço virtual seguro

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NatGeo – Astronaut Reality Helmet
Um capacete que te leva a uma viagem no espaço

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Ikea – VR Shopping
Experiência de compra em um mundo virtual

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Audi – Enter Sandbox
Test-drive virtual em uma caixa de areia interativa.

The Making of "Enter Sandbox" by Audi from POL on Vimeo.

 

Jaguar – I-PACE
Concept VR Evento de lançamento do Jaguar I-Pace

 

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Google – Google Earth VR
Uma viagem pelo mundo em realidade virtual.

 

TopShop – Virtual Fashion Show
Desfile de moda em realidade virtual

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Amazon – VR Park
Um parque temático em VR do Tom Clancy durante a Comic-con

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Coca Cola – Recycled Cardboard
Cardboard para VR feito em papelão reciclado da embalagem do produto

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Mariott – Virtual Honeymoon
Lua de mel virtual que te leva de Londres para o Havaí

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RedBull – Airlines VR
O simulador de slackline da Redbull

 

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Red Bull Airlines 3D VR from Digital Lighthouse on Vimeo.

 

Audi – Q7 VR
Cinema Um cinema inteiro usando óculos VR para o lançamento do novo Q7

 

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Jaguar – Actual Reality
Uma pegadinha que começa em realidade virtual e acaba nas pistas

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Redbull & Google – Live Air Race
Experiência de voo em tempo real.

 

 

North Face – In-Store Experience
Ação surpresa leva consumidores da loja para uma experiência na neve.

 

The North Face - VR Experience from Olivier Missir on Vimeo.

 

 

Samsung
A Moon for All Mankind NASA e Samsung se juntaram para uma experiência lunar em gravidade zero.

 


 

Oreo – Cookie 360
Descubra o mundo que inspirou as bolachas Oreo

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Volvo – XC90 Virtual Test Drive Test-drive imersivo criado para cardboard

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Merell – Virtual Trailscape
Experiência multissensorial que leva os consumidores a uma trilha virtual

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HBO – Game of Thrones / Beyond the Wall
Um jogo imersivo de uma das séries mais assistidas do mundo.

 

Under Armor - Brand House
Virtual Tour Passeio virtual pela nova loja da marca

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Under Armour Virtual Brand House from Next/Now™ on Vimeo.

Coluna Inspiração

  • imagem de gustavot
    Gustavo Teixeira é formado em Comunicação Social pela FAAP e com especialização em Marketing e Branding pela FGV e ESPM. Iniciou a carreira no universo digital, em portais como UOL e TERRA. Nos últimos 12 anos, atuou no Grupo ABC/Omnicom Group liderando a área de planejamento estratégico da Agência Tudo e Tracylocke Brasil. Atualmente Gustavo lidera a área de planejamento e marketing da NSC Comunicação. É responsável pelo desenvolvimento de novos produtos comerciais e planos de mídia integrados.

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