Cervejaria artesanal de Blumenau (SC) é pioneira no modelo de franquias para atendimento ao público

13 de Junho de 2019

Projeto da Alles Blau, em parceria com o Grupo Bonaparte, será lançado oficialmente na ABF Franchising Expo

A ascensão do mercado cervejeiro dos últimos anos está impulsionando novos formatos de negócio. A Alles Blau, de Blumenau (SC), é pioneira entre as artesanais ao levar esse segmento para o universo de franquias. O modelo foi desenvolvido a partir de uma aliança com o Grupo Bonaparte e será lançado oficialmente na ABF Franchising Expo, que acontece de 26 a 29 de junho, em São Paulo (SP).

A expectativa é que, por meio das franquias, a marca dissemine o sabor da cerveja artesanal para todos os estados brasileiros. Para Davi Zimmermann, diretor e sommelier da cervejaria catarinense, a inovação é uma das marcas do negócio. “Entendemos que a ascensão do consumo deste tipo de bebida no Brasil abre uma possibilidade para o universo das franquias. A Alles Blau é uma marca que preza pelo consumo de qualidade e acredita que esse novo formato pode democratizar o acesso em várias regiões do país”, diz. 

A escolha pela aliança com o Grupo Bonaparte, de acordo com Davi, foi motivada pela experiência do time e pelo alinhamento estratégico entre as marcas. 
 
Já para Leonardo Lamartine, do Grupo Bonaparte, unir a cerveja artesanal com o modelo de franquias é aliar segmentos que já são reconhecidos pela ascensão dos últimos anos. “Entendemos que a inovação permeia essa parceria com a Alles Blau. Desde o conceito até os formatos de franquia: tudo é inédito. Estamos muito felizes e certos de que, quem apostar neste segmento, terá um prato cheio para bons negócios”, afirma. 

Possibilidades de franquia

Serão cinco formatos de negócio. O maior investimento será para o Alles Blau Brewpub, onde o local terá uma estrutura de produção de cerveja sob acompanhamento técnico da marca. Neste formato, será levado o conceito de consumo da bebida mais fresca possível, aliado a um menu já testado em duas unidades que funcionam em Santa Catarina. 

Já no modelo convencional de bar ou ponto comercial, o bar da Alles Blau estará disponível para locais na rua a em shoppings. O espaço receberá diretamente da fábrica cervejas, chopes e estilos experimentais exclusivos. 

Ainda há opção de Alles Blau Biertruck. O formato pede um veículo adaptado, que consiga levar o chope da marca para eventos. Na fábrica, duas unidades de Kombi estão em funcionamento. O modelo mais inusitado é o de carrinhos de praia. Com ele, de uma forma simples e com uma estrutura fácil de mover, o franqueado poderá levar chope para locais públicos. Em todas as versões, o projeto estrutural, identidade visual e menu são padrões da marca.