Littercam: a câmera anti-lixo que denuncia motoristas

05 de Abril de 2021

Motoristas que jogarem lixo para fora do veículo serão identificados pela Littercam e multados

Foto: Littercam

Numa época em que a preocupação com a preservação da natureza tem se intensificado cada vez mais, que a quantidade de lixo tem sido demais para o nosso planeta suportar sem que solos, rios, mares, animais e nós mesmos sejamos prejudicados, o Reino Unido está lançando uma nova forma de contribuir para diminuir isso. Foi criado um sistema de inteligência artificial chamado "Littercam", que traduzindo literalmente seria "Câmera de Lixo" e é um trocadilho para "lata de lixo", substituindo por "câmera". 

Essa câmera tem alta resolução e tem a capacidade de identificar quando alguém joga um objeto para fora do veículo, esteja ele em movimento ou parado. O objeto pode ser embalagens de lanche, sacolas, ou até mesmo bituca de cigarro, não importa. Quando isso acontece a câmera faz um quadrado vermelho no local, tira uma foto da placa do veículo e a filmagem é enviada para a equipe de agentes do trânsito para que certifiquem de que uma infração foi cometida. Caso realmente tenha ocorrido, uma multa é enviada para o motorista pelo correio. Por enquanto a câmera não captura nem reconhece faces, portanto não multa pedestres que cometam o mesmo crime cometido pelos motoristas, mas isso é só uma questão de tempo até que a tecnologia avance mais.

O trabalho da Littercam trouxe resultados promissores já no primeiro mês. A quantidade de lixo recolhida com o auxílio da câmera somente no município de Maidstone subiu mais de 250%, de acordo com os funcionários da empresa de coleta de dejetos da cidade. Com esse bom resultado outros municípios da Inglaterra começaram a discutir a ideia de adotar a Littercam também, como Sheffield, no Sul do país, que é a sexta maior do Reino Unido. Estão negociando com a empresa responsável pelo sistema instalar algumas câmeras em estacionamentos e avenidas mais movimentadas para experimentar. 

Quanto à multa para quem joga lixo pela janela do veículo o valor começa em 90 libras (R$710) e caso atrase o pagamento pode chegar até 120 libras (R$945).

Com informações do OlharDigital, UOL e Yorkshire Live.

 

Confiram a seguir uma reportagem feita pela BBC britânica sobre como a Littercam funciona na prática:

 

 

Notícias Relacionadas