Austin respira o SXSW, um choque de criatividade

12 de Março de 2019

2.800 horas de palestras em 10 dias

 

por Fernando Ligório e Francis Ziembowicz*

“Chegamos em Austin no Texas, berço do SXSW, no meio da tarde de segunda-feira e a nossa primeira impressão foi impactante. O South by Southwest não acontece em um só lugar, mas sim por toda a cidade, nas ruas, nos hotéis, nos bares e também no centro de eventos onde ocorre uma intensa programação criativa.

Todas as tribos
Por toda parte, um público majoritariamente jovem que inclui publicitários, empreendedores, geeks, cineastas, músicos, produtores e criativos do mundo inteiro está sedento por interação, por tecnologia, por mídia, música e cinema.
Na badalada Rainey Street, rua que faz parte do distrito histórico de Austin e que é palco das principais ativações proprietárias de marcas como Netflix, Twitter, Showtime e Snapchat, entre muitas outras, é possível ter uma noção do caráter informativo e criativo que o evento proporciona aos participantes que chegam de várias partes do mundo com o desejo por inovação. A imersão é imediata e o conteúdo é extenso.

2.800 horas de palestras
Quase 3.000 conteúdos distribuídos em 10 dias com um trânsito de mais de 300 mil pessoas, entre participantes, palestrantes e equipe organizadora.
Chama a atenção o ar descolado, a movimentação das pessoas e a presença marcante das grandes marcas, que colorem cada esquina com experiências disruptivas.
A música country de fato é a grande protagonista do evento e motivo original do surgimento do SXSW, que nasceu em 1986 como desdobramento de um tradicional festival de música que se transformou em um dos principais eventos criativos do mundo.

Criatividade
Conversando com gente de várias nacionalidades, entendemos que o South by Southwest é uma extensão da criatividade que habita em Austin e que é sentida o tempo todo. Percebemos que cada um pode ter a sua percepção individual do que é o South-by, a partir dos seus objetivos no evento. Afinal de contas, a tecnologia, a música, o cinema e o humor, pilares que sustentam o festival, permitem um olhar particular de cada recorte. Para nós é uma experiência única, principalmente sendo tão ligados ao universo da experiência de marca em eventos há tantos anos. Ainda não tínhamos sentido essa atmosfera criativa na vida. O SXSW é um choque e uma imersão em criatividade.”  

*Fernando Ligório e Francis Ziembowicz, sócios da catarinense VOE Ideias, uma das principais agências de live marketing do País, estão em Austin, no Texas, e compartilham com o Acontecendo Aqui o melhor do SXSW.