ARTIGO | Como vencer o desafio de inovar no setor público?

13 de Fevereiro de 2019

Princípios como velocidade, transparência e solução  ​​​​​​​

 

por João Paulo Borges*

Esse é a grande questão a ser enfrentada por quem trabalha no serviço público no Brasil, principalmente na área da comunicação. É inegável que existe uma distância entre população e governos. Diminuir isso é uma das missões dos comunicadores.

Com o objetivo de compartilhar experiências e estimular a transformação desta relação, a WeGov promoveu sexta-feira, 8/2, na Softplan, em Florianópolis, um encontro para discutir o tema. Autoridades e representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário deixaram algumas lições que merecem reflexão de quem deseja aproximar cidadãos e poderes.  

O tema exige atenção, como bem observou o secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim. “A sociedade do Século XXI exige instituições do Século XXI. Isso requer princípios como velocidade, transparência e solução”. 

O assunto precisa urgentemente ser pensado por quem atua na administração pública, ou, em breve, veremos o ESTADO literalmente SEM PAPEL, não apenas o “Governo Sem Papel”, iniciativa lançada recentemente pelo Governo de SC. 
Caso não evolua, o Estado passará a ser questionado e em alguns anos poderá ficar obsoleto.

Entre algumas das barreiras a serem vencidas estão a cultura do “sempre foi assim” e a da desconfiança do brasileiro. São o começo da mudança. 

Saiba mais sobre o evento no blog da Softplan - http://bit.ly/2DqVdRY
 

* João Paulo Borges, jornalista.