Publicidade
Aprenda com Hans Donner como valorizar a brasilidade
18 de Outubro de 2010

Aprenda com Hans Donner como valorizar a brasilidade

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Designer da Rede Globo mostra como as inovações em design podem valorizar a singularidade das organizações brasileiras.

18/10/2010 – Entre o deslizar suave de uma cobra e o salto abrupto de um sapo, Hans Donner, o designer alemão de alma brasileira que ajudou a TV Globo a se globalizar com suas vinhetas, prefere o primeiro para caracterizar o tempo em seu projeto mais ambicioso, o redesenho do tempo em um novo relógio que trabalha com o claro e o escuro e o fluir da natureza: o timension.

Publicidade

Com a ambição de ???ajudar o homem a viver em mais harmonia com o seu tempo???, o designer digital cria neste projeto uma nova concepção de mensurar as horas. Isso porque, na imagem do relógio de Donner, o círculo externo se refere aos minutos, o interno aos segundos e, entre ambos, ficam as horas. Diferente? Trata-se do ???timension???, uma neologia que combina as palavras ???tempo??? e ???dimensão??? em inglês.

A proposta do designer é trocar a tensão pela paz. Embora seja preciso se acostumar com esse mostrador 3.0, o objetivo principal do projeto é recuperar as referências naturais e ancestrais do homem, como o contraste entre luz e sombra (ou entre dia e noite) e o fluir contínuo, propondo um tempo belo e harmonioso.
 
Mas este é apenas um dos trabalhos deste artista. Donner não se dedica apenas a desenhar o tempo. Conhecido como o designer que dá cara à Rede Globo de Televisão, empresa em que conduz cerca de 20 projetos, ele também divide seu tempo com vários trabalhos nas áreas de branding e multimídia para grandes corporações, como a recente marca/vinheta comemorativa dos 150 anos da Caixa.

Um dos mais respeitados designers de nosso tempo, Hans Donner é um mestre na arte da inovação, por conseguir unir a seu reconhecido talento uma capacidade ímpar de levar equipes e colaboradores a exercitar o pensamento out of the box.

E foi essa a característica marcante que o fez colecionar quebras de paradigma ao longo de sua prestigiosa carreira. Na qualidade de responsável pela identidade visual da emissora, Donner quebrou o paradigma bidimensional na mídia televisiva ao inaugurar, na década de 1980, a linguagem em 3D no vídeo ??? por ele batizada de videographics.

De 1974 para cá, a logomarca da Rede Globo e as aberturas de seus programas e telenovelas tiveram influência determinante tanto na percepção externa do que é o design brasileiro como entre os designers nacionais. Uma estimativa conservadora é que 650 bilhões de pessoas, cem vezes a população mundial, tenham entrado em contato com o trabalho de Donner. Esse design reúne cinco características:

??? Movimento – Fluir como se dança o samba e se dribla no futebol, como as ondas do mar e a correnteza dos rios, como o tempo.

??? Curvas – Silhuetas suaves e harmoniosas como a das montanhas geologicamente antigas do País, a das mulheres brasileiras, formas arquitetônicas de Oscar Niemeyer, ídolo de Donner.

??? Volume – Tudo com altura, largura e profundidade, como se vê na natureza e nas florestas do Brasil ou na obra de artistas plásticos como Vik Muniz, que já se admitiram influenciados por Donner. O designer pode ser considerado até um precursor do cinema 3-D.

??? Cores – Contraste de claro e escuro, ou do sol e da sombra, novamente menção à natureza brasileira.

??? Histórias – Tudo tem significado e mensagem, como em nossa mitologia.

Para ele, a síntese das ideias é o grande instrumento e noção de que a concepção sintética que ocorre às pessoas, não resultam de horas de trabalho duro, como acontece, em outra etapa, com a execução de um projeto de design.

Donner ousou também, não se deve esquecer, quando fez um design vivo no corpo de sua mulher, Valéria Valenssa, que se tornou a Globeleza, o símbolo do Carnaval brasileiro por muitos anos. Não são poucos os que atribuem a Donner grande parte do sucesso da internacionalização da TV Globo. O nível de qualidade mostrado por suas vinhetas impressiona tecnicamente o mundo inteiro. E também não são poucos os que atribuem parte do maior conhecimento (e do respeito) que se tem pelo Brasil no exterior à penetração da TV Globo lá fora.

O desafio do tempo de Donner faz por merecer pelo menos duas reflexões das empresas:

1) a meta de crescer, em um mundo ameaçado pela mudança climática, não será trocada pela meta de durar?

2) poderá ser o Brasil a ensinar ao mundo como lidar com o tempo de uma nova maneira?

Donner já foi suficientemente coberto de glória. Além de sua audiência imbatível, suas criações ??? que somam móveis e objetos variados ???  mereceram exposição em algumas das maiores galerias do mundo e ele até já foi comparado a Pablo Picasso, pela ruptura que promoveu em sua arte. Sua ambição e seu sentido visionário não estão mais à procura de fama, reconhecimento ou fortuna.

Além do redesenho do próprio tempo, que busca mudar a relação que o ser humano tem com ele, Donner quer, cada vez mais, desenhar o Brasil, imprimir a marca da brasilidade no design mundial, com os cinco elementos de seu estilo  ??? algo a que as empresas devem prestar particular atenção. (Fonte: ???Brasilidade em Destaque???. Revista HSM Management. Mai/Jun 2010)

Publicidade
Publicidade