Ações da Rede de Inovação Florianópolis impactaram cerca de 1,8 mil pessoas

13 de Julho de 2020

Resultado integra participação dos centros CIA Downtown, CIA Primavera, CIA Sapiens Parque e SOHO

A Rede de Inovação Florianópolis, iniciativa da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) junto à Prefeitura Municipal de Florianópolis que visa estimular a cultura de inovação e empreendedorismo, ativar o setor e gerar negócios à Capital, somou 158 ações e 1.809 pessoas impactadas, com a realização de eventos, capacitações, visitas técnicas, atendimento aos empreendedores e missões técnicas.

Durante o projeto, formado pelos centros de inovação CIA Downtown, CIA Primavera, CIA Sapiens Parque e SOHO, foram realizados entre os meses de fevereiro a maio 77 eventos próprios, com a participação de 1.314 pessoas. Com relação às capacitações, foram 26 no mesmo período, com a participação de 245 pessoas. Além do formato presencial, os treinamentos também ocorreram de maneira online, a partir de 23 de março, em virtude da pandemia do novo coronavírus e da necessidade de isolamento social.

Realizadas pelos agentes de promoção da inovação, as 36 visitas técnicas somaram 227 visitantes, entre os meses de fevereiro e março, antes do decreto municipal com as restrições relacionadas ao isolamento social. Destaque para a comitiva da Suíça, da cidade de Schaffhausen, que visitou o CIA Primavera no dia 14 de fevereiro.

Além disso, foram 18 atendimentos aos empreendedores, realizados pelos Escritórios de Promoção da Inovação (EPIs), localizados nos quatros centros de inovação com o objetivo de esclarecer dúvidas e apoiar o ecossistema de inovação e tecnologia em Florianópolis. No mês de março, foi recebida a comitiva da Universidad Nacional San Agustin, de Arequipa, no Peru. Composto por cinco pessoas, o grupo visitou o centro de inovação ACATE Primavera para conhecer mais sobre a atuação da Associação dentro do ecossistema de Florianópolis, além da parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis na gestão em rede dos Centros de Inovação Municipal e os programas estratégicos da ACATE. Na ocasião, o diretor executivo da Associação, Gabriel Sant’ana, apresentou alguns dos principais indicadores do ACATE Tech Report de 2019, reforçando a maturidade do ecossistema local de inovação e tecnologia.

Já para os próximos meses, alguns ajustes serão necessários com relação às ações presenciais, para respeitar as restrições decretadas pela Prefeitura em combate à  Covid-19. Os eventos continuam no formato online e as visitas técnicas, assim como os atendimentos presenciais, foram suspensos por tempo indeterminado. Os atendimentos remotos continuam pelos Escritórios de Promoção à Inovação (EPI), sendo destinado aos empreendedores para o apoio e os esclarecimentos necessários.

Mais informações sobre o trabalho realizado pela Rede de Inovação Florianópolis podem ser obtidas através do e-mail redecia@acate.com.br.

Notícias Relacionadas