TUM Sound Festival realiza em novembro 4ª edição do evento, em Florianópolis

21 de Outubro de 2021

Encontro em formato híbrido reúne importantes players e empreendedores da música do país

De 12 a 14 de novembro gravadoras, selos, editoras, diretores de festivais, representantes de casas noturnas, produtores, startups e profissionais da economia criativa estarão reunidos na quarta edição do TUM Sound Festival - Música, Inovação e Empreendedorismo, em Florianópolis. O festival e conferência de música e negócios de Santa Catarina tem como objetivo fomentar o ecossistema musical, conectando a cadeia produtiva da música e de redes criativas por meio de rodadas de negócios, palestras, painéis, workshops e showcases de 16 bandas e artistas. O evento será híbrido e terá programação presencial com transmissão online. 

Tendo a música como carro-chefe do festival, o evento também engloba outros segmentos da Economia Criativa, cultura e empreendedorismo.

Segundo a pesquisa Mapeamento da Indústria Criativa de 2019 da Firjan, que identifica como se comportou a Indústria Criativa no Brasil no período entre 2015 e 2017, Santa Catarina sai na frente e junto com São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, integra o rol de estados que mantiveram a participação de profissionais criativos acima da média nacional (1,8%). Por aqui, 2,1% de todos os trabalhadores são ligados à indústria criativa. Ainda de acordo com o estudo, a economia criativa responde por 2,61% do PIB brasileiro e cresce em ritmo mais acelerado do que o visto em outros setores. 

Aquecimento nos negócios

Apesar do impacto provocado no setor pela pandemia, a tendência é de aquecimento nos negócios. Tanto que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2021 como “Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável”. A entidade indica que nos últimos 15 anos o setor foi um dos que cresceu em ritmo mais acelerado na economia mundial. "A sociedade está mudando, com as pessoas valorizando cada vez mais as experiências,  qualidade de vida, o lazer e outros hábitos diretamente ligados à economia criativa. O TUM está inserido nesse contexto e deve ser um protagonista do fortalecimento do setor no estado", diz a idealizadora do festival, Ivanna Tolotti.

 

O festival

O TUM Sound Festival terá participação de profissionais da música de 20 estados brasileiros, seis países, além de premiação inédita para artistas e as tradicionais rodadas de negócio, feitas em parceria com o Sebrae-SC. Esses eventos devem atrair empreendedores da música e de todo o ecossistema cultural, interessados em gerar negócios e networking com  grandes players da indústria criativa  nacional e internacional. Ao final de cada dia de evento, haverá os showcases, em que cada banda e artista terá 20 minutos para apresentar seu trabalho para possíveis parceiros.  

“Estamos felizes em realizar a quarta edição do festival depois de um período tão denso para toda a humanidade e para profissionais da indústria música, cultura e economia criativa no geral. O TUM Sound Festival para essa edição vai apresentar uma programação de música, ecomoda, artes visuais,  sustentabilidade, diversidade, inclusão social, startups, games e vem se tornando  um dos principais festivais e conferência de música e negócios do país”, diz Ivanna. 

Aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o evento tem patrocínio da Prefeitura de Florianópolis e apoio da Ibagy, do Sebrae SC e da Palco MP3. 

TUM Sound Festival

Quando: de 12 a 14 de novembro

Onde: Casa TUM, Sebrae e Célula, em Florianópolis, com transmissão virtual

Realização: Tum Cult-Experiências que tocam!

Patrocínio: Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Franklin Cascaes e Prefeitura Municipal de Florianópolis 

Apoio Cultural: Ibagy, Sebrae SC,  Palco MP3

Parceiros: UBC, Música e Negócios PucRio, Música Copyright e Tecnologia, Maria Viola, Hotel Maria do Mar e All Press. 

Mais informações pelo site https://tumcult.com.br/

Notícias Relacionadas