Sexta Jazz | Um dos principais projetos de música da Capital catarinense retorna com concertos virtuais a partir de amanhã (6)

05 de Novembro de 2020

Serão cinco edições, com as apresentações transmitidas ao vivo pelo canal da Aliança Francesa de Florianópolis

Foto: Eduardo Duks / 2019

O Sexta Jazz AF, evento de música instrumental promovido pela Aliança Francesa de Florianópolis, realizará entre 6 de novembro e 11 de dezembro deste ano uma temporada de shows em live streaming, para os fãs do jazz matarem a saudade das noites de boa música mesmo diante da pandemia. Serão cinco edições (sempre às sextas-feiras), com estreia através do Especial John Scofield: A Go Go. A transmissão é gratuita e acontece a partir das 20h, pelo canal no YouTube da Aliança Francesa da Capital.

Um trio formado por Tiê Pereira (baixo), Mauro Borghezan (bateria) e Fábio Carlesso (guitarra) vai apresentar as principais faixas do álbum. Lançado em 1998, o disco é exemplo da versatilidade de John Scofield, guitarrista norte-americano de 68 anos. Foi gravado com o trio Medeski, Martin e Wood e é considerado um dos melhores da carreira do músico.

"A gente pesquisa muito, nos desafiamos e procuramos apresentar temas e músicos diferentes em cada edição. Scofield é um grande guitarrista de jazz, foi um dos primeiros a unir o funk ao jazz. Nesse álbum, aparece bem a influência da música negra, do funk, do improviso jazzístico, com seção rítmica influenciada por James Brown. É um disco que escutamos e tocamos muito", disse Tiê Pereira, um dos curadores musicais do projeto.

De acordo com o produtor Tailor Morais, da Marte Cultural, os concertos serão realizados em um estúdio profissional de audiovisual que cumpre todos os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus. "Com isso, garantimos uma necessidade mínima de profissionais envolvidos presencialmente, diminuindo os riscos do contágio", explica o profissional. Tailor conta ainda que a qualidade da transmissão será um diferencial, além da tradicional dedicação dos músicos catarinenses e a escolha cuidadosa do repertório.

O próximo evento da temporada será um especial sobre Sonny Rollins e o álbum A Night At The Village Vanguard. Mais informações são encontradas no site do evento.

 

Notícias Relacionadas