Senac SC se destaca pelo conhecimento e troca de experiências na Comic(Con) Floripa 2019

12 de Junho de 2019

2.400 participantes, 100 artistas, 20 palestrantes e 50 expositores em dois dias

O Senac SC esteve presente na terceira edição da Comic(Con) Floripa 2019, que aconteceu entre os dias 8 e 9 de junho, no Centrosul, em Florianópolis, com um estande que oferecia minicursos em áreas como ilustração, design, games e criação de personagens.

O espaço criado para troca de experiências e aprendizado foi personalizado pelo artista urbano Cauê Santos, conhecido como Calt, que fez uma homenagem aos 80 anos do Batman – tema oficial do evento deste ano. O estande também trouxe aos visitantes mais informações sobre o portfólio de cursos oferecidos pelo Senac SC para formação e aperfeiçoamento em áreas correlatas, como Adobe Illustrator, Adobe Photoshop, Adobe Première, Técnico em Publicidade, superior em Design de Moda, entre outros.

Para Silvana Bianchi Pereira, diretora da Faculdade Senac Florianópolis, a participação na Comic(Con) mostra a importância da qualificação profissional também nestes segmentos que envolvem estética, criatividade e arte. “O estande ofereceu a oportunidade para os visitantes perceberem que muitas vezes um hobby, como o desenho, por exemplo, pode se tornar uma carreira promissora com a capacitação necessária para conquistar um espaço neste mercado de trabalho crescente”, acredita.

No sábado, dia 8 de junho, os workshops foram ministrados por profissionais de renome nacional, como Leo Finocci, Camilo Solano e Daniel Esteves, que abordaram temas como design de personagens e viabilização de roteiros. Já no domingo, 9 de junho, foi a vez de Alice Monstrinho, Kaol Porfírio, Marcel Bartholo e Amaury Filho falarem sobre técnicas de desenhos, como cenários, luz e sombra, e as possibilidades de trabalho em ilustração, games e quadrinhos.

“Este espaço do Senac SC era uma ponte que faltava para estes eventos voltados à cultura geek. O mercado de trabalho exige o saber fazer e, por isso, o aprendizado é tão importante, seja em cursos livres, técnicos ou mesmo em ateliês. Essa proposta do Senac SC funciona de uma maneira interessante porque abre as portas para diferentes públicos”, afirma o quadrinista e ilustrador Marcel Bartholo.

De acordo com a organização do evento, a Comic(Con) Floripa recebeu mais de 2.400 participantes, 100 artistas, 20 palestrantes e 50 expositores em apenas dois dias. Para Douglas Freitas, idealizador do evento, a edição de 2019 superou as expectativas, provando que Santa Catarina, em especial Florianópolis, tem um potencial geek muito forte.

“Tivemos a presença de artistas consagrados, como o Marcelo D´Salete, vencedor do Prêmio Eisner, o Oscar dos Quadrinhos. Seguimos com a parceria com o Senac SC para o segundo semestre, com a Copa Cosplay que será realizada em São José em setembro”, informa.  

Acesse o portfólio completo de cursos da instituição em www.sc.senac.br