Santa Catarina ganha seletiva para o Oscar da Gastronomia Brasileira

20 de Setembro de 2021

Festival Enchefs acontece no estado nos dias 30 de setembro e 1º de outubro

Registro da última edição do prêmio antes da pandemia.

O Festival Enchefs, que seleciona representantes para o prêmio nacional Dólmã - o Oscar da Gastronomia Brasileira - terá pela primeira vez uma seletiva em Santa Catarina. As disputas acontecerão na Faculdade Senac de Florianópolis, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro. As inscrições seguem até 24 de setembro e podem ser feitas no link.

Na competição os participantes serão premiados em duas categorias: profissionais e estudantes, sendo que nessa última não irão para a etapa nacional, mas receberão medalha, certificado e prêmios em mercadorias selecionadas. Alunos que tiverem mais de quatro anos de experiência também podem se inscrever na categoria profissional. Santa Catarina terá três representantes na final nacional: dois finalistas da categoria profissionais e um chef indicado por Janete Borges,  embaixadora e coordenadora do festival no estado.

“Nas edições anteriores do Prêmio Dólmã, Santa Catarina apenas indicava os profissionais para a final. Agora oferecemos a chance das vagas serem disputadas de forma democrática. Esse é o nosso maior objetivo com a realização desse evento”, revela a chef.

O comitê avaliador será composto por cinco membros:  três com formação técnica na área e dois convidados. Os critérios de avaliação seguem os mesmos padrões em todos os estados. Uma das exigências do concurso é a utilização de insumos típicos regionais, para a valorização da história, cultura, turismo e economia locais.

“O Senac SC tem como objetivo a produção de conhecimento e o reconhecimento e valorização profissional. Fazer parte desse evento é reforçar nosso compromisso com a formação profissional de qualidade e mostrar para o Brasil o potencial dos chefs catarinenses”, afirma Renata Tremea, professora do curso de Gastronomia da Faculdade Senac Florianópolis.

Notícias Relacionadas