Publicidade
Recital Palavra Percussiva realiza duas apresentações gratuitas em Florianópolis
02 de Abril de 2024

Recital Palavra Percussiva realiza duas apresentações gratuitas em Florianópolis

Projeto do Consonante Duo ocorre nos dias 6/4 e 10/4

Publicidade

Pautado na prática da improvisação associada a uma investigação tímbrica, o recital Palavra Percussiva realiza, nos próximos dias 6/4 e 10/4, duas apresentações gratuitas em Florianópolis.

A ação visa abordar o potencial do uso da declamação de poemas e da exploração sonora dos instrumentos como elementos catalisadores do processo de composição musical. O projeto do Consonante Duo é focado para o público adulto e conta com intérprete de Libras.

Publicidade

De acordo com a atriz Lieza Neves, que junto do percussionista Marcio Bicaco, forma o Consonante Duo, o recital é apresentado de forma cênica e inclui referências visuais elaboradas como subtextos, propiciando o acesso a um produto cultural calcado na qualidade técnica, trajetória e apurada seleção de repertório.

“O repertório visa difundir e propiciar o encontro cada vez mais raro com a poesia, em especial, a falada. O mundo da poesia é singular e múltiplo ao mesmo tempo. Ele é singular quando revela o Ser na sua forma única de existir e é múltiplo quando é fruto da experiência de mundo vivida”, destaca Lieza.

Entre os poemas que serão apresentados, estão obras de Arnaldo Antunes, Manoel de Barros, Fernando Pessoa, Cecília Meireles, Mario Quintana, Hilda Hilst, entre outros importantes nomes da literatura de língua portuguesa.

As apresentações estão programadas para o sábado, 6/4, a partir das 19h, no Teatro Camarim, que fica na Rua Profa. Antonieta de Barros, 976, Canto, região continental de Florianópolis. No dia 10/4, quarta-feira, ocorre no Teatro Sesc Prainha, localizado na Travessa Siríaco Atherino, 100, bem no Centro da Capital.

Os ingressos gratuitos serão distribuídos nos locais 1 hora antes de cada apresentação.

O projeto foi selecionado pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Criatividade

Em ‘Palavra Percussiva’ a investigação criativa se dá pelo estímulo sonoro da voz falada, da poética dos textos e do ritmo da declamação com suas pausas e interpretações, suscitando cargas imagéticas.

“Juntamente com os elementos de aspectos sonoros, as cenas propostas pelos poemas impulsionam a compreensão e inspiram o processo criativo”, comenta Bicaco.

Os integrantes do Consonante Duo destacam ainda que as composições melódicas utilizam a sonoridade do vibrafone (instrumento musical inventado no século XX) para criar ambientes que expressam sensações e ilustram situações, revelando lugares, rostos, coloridos e impressões.

“Algumas referências conceituais e práticas dão subsídios ao processo criativo deste trabalho, envolvendo as várias etapas da experiência musical, desde a formulação de ideias, a prática instrumental (por meio das improvisações), até a influência da notação e dos significados musicais, levando em conta aspectos sensoriais e cognitivos”, completam os artistas.

Consonante Duo apresenta Palavra Percussiva (Crédito: Sany Brasil)

Publicidade
Publicidade