Orquídea símbolo de Santa Catarina é tema de exposição gratuita em Florianópolis

20 de Setembro de 2021

Mostra celebra a chegada da primavera no hemisfério sul

Ilustração da exposição Laelia Pupurata: A Rainha das Orquídeas do Brasil. Foto: Oscar Rivas Beasley

 A primavera inicia em 22 de setembro e para celebrar a chegada da estação das flores, o boulevard do MULTI Open Shopping recebe a exposição “Laelia purpurata: a Rainha das Orquídeas do Brasil”. A mostra poderá ser visitada gratuitamente de 22 de setembro a 13 de outubro de 2021, de segunda a sábado, das 10h às 22h e domingos das 12h às 20h.

Com curadoria do geógrafo e botânico Marcelo Vieira Nascimento, a mostra em homenagem a flor que é símbolo de Santa Catarina e da cidade de Florianópolis, apresenta 20 ilustrações com representações científicas das espécies e híbridos naturais da Laelia purpurata.

“Atualmente é quase impossível encontrarmos essas variedades na Mata Atlântica, muito menos em exposições de orquídeas. Por isso a ideia de retratar as mesmas em aquarela e apresentar numa exposição faz com que mais pessoas possam conhecer a flor considerada a Rainha das Orquídeas do Brasil”, destaca Nascimento.

As ilustrações, que levaram dois anos para ficarem prontas, foram produzidas por Adriana Apocalypse Rodrigues, Alexandre Viana, Ana Paula Nicolodi D’Almeida, Eduardo Brasil de Andrade, Julia Nunes Sardinha, Júlia Staedele Nascimento, Leandro Lopes de Souza, Maria Inés Castiñeira e Simone Ivone.

E o resultado desse trabalho também está reunido no livro Orquídeas Nativas de Florianópolis, que pode ser encontrado na Letraria Livros. Nascimento destaca que a obra de 473 páginas apresenta 97 gêneros, 287 orquídeas nativas e mais dois híbridos naturais que são encontrados em Florianópolis.

Notícias Relacionadas