Inovação na área de Segurança do Paciente será tema de DESIGNTHON promovido pelo Senac SC

17 de Outubro de 2019

DesignThon propõe uma mistura de “Design Thinking” e Hackathon,

 

DesignThon – Segurança do Paciente Sem Romantismo! é o tema do evento que acontece nos dias 17 e 18 de outubro, durante o ACM Summit em Florianópolis. A maratona vai reunir médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, profissionais de tecnologia, designers, empreendedores e inovadores, para uma imersão no desafio “Erros de Medicação, Comunicação e Registro” - que estão dentro da temática Segurança do Paciente.

Promovido pelo Senac SC em parceria com o Coren/SC, ABEn/SC, Instituto Santé, Movimento Global Hacking Health e Associação Catarinense de Medicina (ACM), o DesignThon propõe uma mistura de “Design Thinking” e Hackathon,onde ao final de dois dias, os profissionais vão propor ideias e um protótipo para concretizar o projeto.

Desde o início do ano, as organizações envolvidas estão engajadas em debater o tema com públicos diferenciados e traçar estratégias para os desafios da Enfermagem nesta área. “Toda esta trajetória nos permitiu trabalhar em conjunto para definir as maiores ‘dores’ relacionadas à segurança do paciente e é dentro dessa temática que as equipes irão desenvolver soluções durante os dois dias do DesignThon”, disse Daniella Farinella Jora, analista estadual de Eixo Ambiente e Saúde do Senac SC e conselheira-secretária do Coren/SC.

A estimativa é que 1 a cada 10 pacientes internados sofra algum tipo de incidente ocasionado por falhas no processo assistencial nos hospitais em todo o Brasil. Isso significa que por ano mais de 1,7 milhão de pacientes sofrem alguma ocorrência. Um número suficiente para encher 22 Maracanãs.

O mais preocupante é que, em média, 220 mil pessoas irão morrer no país em decorrência destes eventos adversos: são mais mortes do que as causadas por acidentes de carro, AIDS ou Câncer de Mama. Segurança do Paciente é o termo utilizado para descrever tudo aquilo que é estudado (e feito na prática) para evitar que eventos adversos ocorram.

Santa Catarina volta a ratificar seu protagonismo em inovação, reunindo de forma inédita todas estas instituições para promover a discussão sobre a realidade do tema hospitais catarinenses - e propor melhorias e soluções de maneira sustentável. “Todos juntos, gestores, profissionais da saúde, diretores de hospitais, coordenadores, todos com o mesmo objetivo que é diminuir o número de eventos adversos e por consequência salvar vidas”, conclui Ivan Moraes, coordenador estadual do Hacking Health.

DesignThon – Segurança do Paciente Sem Romantismo!
Quando: 17 e 18 de outubro
Onde: durante o ACM Summit
Endereço: Rodovia SC 401 Km 04, 3854, Saco Grande – Florianópolis (SC)

 

Informações:aqui