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Globo apresenta a influência do podcast no mercado no AudioDay
29 de Outubro de 2019

Globo apresenta a influência do podcast no mercado no AudioDay

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Na última segunda-feira (28), a Globo reuniu representantes de agências e anunciantes no Audio Day, evento que debate o cenário e as perspectivas deste mercado no Brasil. O evento contou com a participação de executivos da Globo, CBN e produtores de conteúdo em podcast.

Na programação, houve compartilhamento de dados exclusivos e aprendizados da empresa com as experiências em podcasts e assistentes de voz. Além disso, fora criada uma mesa de discussão com criadores de conteúdo do formato.

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“Um fenômeno que muda o jogo para muitas empresas, muitos consumidores e que iremos viver juntos daqui para frente. Uma nova forma de produzir conteúdo, editorial e publicitário, em um formato que desmonta as possibilidades de entregas tradicionais. Um universo em que as marcas ganham muita relevância porque se misturam de forma muito mais fluída com o conteúdo”, contou Eduardo Schaeffer, diretor de negócios integrados da Globo. 

A head de mídias digitais da Globo, Renata Fernandes, falou sobre o Ecossistema Globo de Áudio, que reúne 64 podcasts, incluindo conteúdos das verticais de jornalismo, entretenimento e esportes da Globo, além de programas da CBN.

De acordo com Renata, mais de 50% da audiência está fora do eixo Rio – São Paulo, com 12% na faixa entre 15 e 24 anos, 36% entre 25 e 34 anos e 23% entre 35 e 44 anos. “Estamos lidando com um formato importante por ser muito democrático. Que comporta todo tipo de conteúdo, que é fácil de tocar e que é muito rico por chegar às pessoas em um momento muito íntimo. E isso torna esse um universo importante para produtores de diferentes tipos de conteúdo, que fala muito bem tanto para nicho quanto para a massa”, explica.

Renata também contou sobre experiências da Globo com assistentes de voz, comentando que 43% dos usuários iniciaram uma receita buscada no ‘Receitas GShow’ e 55% solicitaram a pesquisa eleitoral ou as opiniões dos candidatos usando o ‘G1 Eleições’, por exemplo. Ela também relembrou a chegada dos Flash Briefings do G1, GloboEsporte.com e CBN à Amazon Alexa.

Mais informação

A gerente de análises e insights do marketing integrado da Globo, Flavia Toledo, apresentou um estudo inédito sobre o mercado de publicidade em podcast. De acordo com ela, composto por cerca de 700 mil programas ao redor do mundo, esse universo tem gerado uma receita em constante crescimento, que deve chegar a perto de US$ 1 bilhão, apenas nos Estados Unidos, em 2021. A plataforma já é “muito importante por cerca de 48% dos profissionais de marketing dos Estados Unidos” e deve despertar interesse também no Brasil.

Experiência

O evento também contou com duas mesas de discussão. A primeira, com Tata Lopes, do podcast do Zorra, Juliana Wallauer, do Mamilos e Gustavo Castilião, do Quebradev, que falam sobre o relacionamento com o público e de que forma as pessoas podem interagir com o conteúdo.

Na segunda, reuniram-se os jornalistas Renata Lo Prete, do podcast O Assunto, Cléber Machado, do Hoje Sim! e Camila Olivo, do Panorama CBN. Eles conversaram sobre seus trabalhos na produção e narração de podcasts e como se prepararam. Fernando Luna, diretor de projetos digitais da diretoria de negócios integrados da Globo, mediou os dois debates.

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