Fundação Cultural BADESC promove palestra gratuita que traz como tema a artista catarinense Juliana Hoffmann

16 de Novembro de 2020

Encontro acontece nesta quarta-feira, 18 de novembro

A pesquisadora e doutoranda em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Luciana Knabben, participará, nesta quarta-feira (18) do encontro virtual gratuito promovido pela Fundação Cultural BADESC.

Nesta edição, Luciana vai falar sobre a artista catarinense Juliana Hoffmann. A palestra, que será transmitida a partir das 19h30 pela Plataforma Microsoft Teams, pode ser acessada aqui.

Nascida em Concórdia, no Meio-Oeste de SC e atualmente residindo em Florianópolis, Juliana recusa-se a encarar a natureza como simples entorno ou fonte inesgotável de recursos para serem explorados. A artista reconhece a espécie humana como uma pequena parte de um planeta com diferentes espécies e reinos. Sem deflagrar uma causa ou bandeira que se sobrepõe ao pensamento plástico, destaca em seus trabalhos diferentes vínculos entre os seres viventes. 

Na exposição Exprimível do Vazio, ocorrida na Fundação Cultural BADESC, em 2017, Juliana dava visibilidade a ação de traças e cupins, remetendo ao fato de que há mais engenhosidade nestes insetos do que percebe nosso vão antropocentrismo. Já na exposição Sobre Viventes, apresentada em 2019, na Galeria Helena Freta, foi abordado um sistema vegetal que sobrevive sob risco de extinção.

Na exposição Florestas apresentada no Instituto Meyer Filho, em Florianópolis, como parte da Bienal de Curitiba 2019, ela apresentou trabalhos mais experimentais e problematizava os limites da vida orgânica e a heterogeneidade em um mundo no qual a solidez dos corpos se dissipa e afeta os diferentes modos de existência.

O encontro online integra o projeto A história entre imagens e sons, que é uma parceria com o Laboratório de Imagem e Som e o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Com coordenação do Prof. Dr. Rogério Rosa, os eventos virtuais seguem até o dia 16 de dezembro.

Notícias Relacionadas