Florianópolis recebe o mais importante evento de Arquitetura e Urbanismo do sul

04 de Agosto de 2020

IV Bienal traz projetos inovadores e palestras com nomes consagrados

Programada para os meses de maio e junho do próximo ano, a IV Bienal Internacional de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, em Florianópolis, apresentará projetos contemporâneos e inovadores, além de palestras com profissionais brasileiros, sul-americanos e europeus. “Exibiremos trabalhos premiados em eventos do setor no Brasil e no exterior em painéis fotográficos (com imagens e textos), além de cenografia inovadora, filmes, vídeos e animações”, anuncia Vicente Wissenbach, curador da mostra, que ocupará o espaço do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), no Centro Integrado e Cultura, com o apoio da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA/SC), do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/SC) e realização da Archimidia Produções.

Wissenbach destaca a cuidadosa seleção de projetos nacionais e catarinenses e o maior espaço dedicado às as mostras sul-americanas, que despertaram grande interesse do público nas edições anteriores - da Argentina, Chile, Peru e Colômbia, entre outras. 

Palestras - A IV Bienal Internacional de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina será complementada por dois ciclos de palestras, em Arquitetura e Urbanismo, com profissionais convidados da Argentina, Chile, Equador, Peru, Portugal e de vários estados brasileiros. “Sobressaem as conferências do professor arquiteto peruano Manoel Cuadra, presidente do Comitê Internacional de Críticos de Arquitetura e dos brasileiros Ruth Verde Zein e Carlos Eduardo Comas, ambos também críticos consagrados de arquitetura”, informa o curador Vicente Wissenbach.

Além deles, estão selecionados o Grupo Talca e Oscar Moix, do Chile; Jean Pierre Crusse, do Peru; Carrilho da Graça, de Portugal, Mario Corea e Diana Gray, da Espanha. Da Argentina os arquitetos Miguel Jurado (editor e crítico de arquitetura do Jornal Clarín), Fernando Diez (editor e crítico de arquitetura da revista Summa+) e o urbanista Roberto Converti. O conteúdo de todas as palestras estará.

André Schmitt – A IV Bienal Internacional de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina fará uma homenagem especial ao arquiteto André Schmitt, falecido em setembro do ano passado e com quase quatro décadas de serviços dedicados a Florianópolis e Santa Catarina: uma retrospectiva de suas principais realizações, os trabalhos que estavam em andamento e uma inédita exposição de croquis de seus projetos.
 

Notícias Relacionadas