Florianópolis recebe Fórum Brasil ODS 2019

21 de Maio de 2019

Evento visa promover o debate acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil

O Movimento Nacional ODS Santa Catarina e a Editora Expressão promovem o Fórum Brasil ODS 2019, evento que busca estimular o debate e o intercâmbio de conhecimento acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil e que será realizado nos dias 28 e 29 de junho, no Jurerê Beach Village, em Jurerê Internacional. As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste link.

Durante dois dias, o evento irá reunir especialistas em um encontro que reforça a importância da Agenda 2030 para Santa Catarina, para o Brasil e para o planeta, além de difundir a relevância da aplicação dos ODS no país, apresentando exemplos bem sucedidos da implantação deles nas empresas.

“A Agenda 2030 é um plano de ação assinado por líderes mundiais que estiveram reunidos na sede da ONU em setembro de 2015 e que se comprometeram a trabalhar para erradicação da pobreza, para a proteção do planeta e para garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. A partir de então é que foram definidos os 17 ODS, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com metas e tarefas coletivas que devem ser cumpridas até 2030”, esclarece Katiane Vieira, Coordenadora Geral do Movimento ODS Santa Catarina.

Assim, o Fórum Brasil ODS 2019 inova ao reunir grandes nomes do país que irão propor uma reflexão sobre o quanto o Brasil avançou nessa pauta e quais caminhos deve seguir. “Um dos palestrantes confirmados é o representante da ONU Haroldo Machado Filho. Ele é o assessor técnico de políticas ODS do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e com certeza trará uma experiência riquíssima que nos auxilie nessa missão coletiva de construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada”, finaliza Katiane.

Os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável são: erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água potável e saneamento, energia acessível e limpa, trabalho decente e crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, ação contra a mudança global do clima, vida na água, vida terrestre, paz, justiça e instituições eficazes, parcerias e meios de implementação.

Na ocasião, também será feita a entrega do Prêmio ODS Santa Catarina, que irá valorizar as melhores iniciativas de pessoas e organizações signatárias do Movimento Nacional ODS no Estado. “O Prêmio é uma maneira de valorizar e tornar público projetos executados por pessoas físicas ou jurídicas que contribuam com as metas de desenvolvimento sustentável. Serão premiados os melhores projetos em seis categorias: Pessoas Físicas, Empresas, Poder Público, Organização da Sociedade Civil, Sem Fins Lucrativos, Organizações de Classe e Instituições de Ensino”, explica Rodrigo Coutinho, Diretor da Editora Expressão.