Florianópolis recebe evento gratuito sobre blockchains

18 de Outubro de 2019

Encontro prioriza rodada de negócios em formato interativo de networking

 

O evento é organizado pela Conexão Enterprise que vai apresentar na Capital catarinese uma tecnologia inovadora que surgiu com criptomoedas e expandiu para vários setores. A primeira coisa que vem à mente quando ouvimos falar em blockchain é o bitcoin, mas essa tecnologia vai muito além das criptomoedas. “É possível aplicá-la no mercado financeiro, indústria, comércio, direito, poder público e em qualquer setor, não há limites”, diz o administrador Guilherme Canavese.

O talk de Canavese - “O novo ecossistema de tecnologia e o impacto nos modelos de negócios” - faz parte de evento que terá ainda o advogado Paulo Koch falando sobre “Blockchain, segurança e validade das informações”. O administrador diz que  Florianópolis é uma cidade inovadora, principalmente quanto à questão tecnológica. "Acreditamos que quanto mais Florianópolis debater e adotar a tecnologia blockchain, mais se tornará referência para outros centros”, afirma Guilherme. 
A finalidade primordial do evento, segundo o organizador é aproximar potenciais parceiros em torno da ferramenta que tem despertado cada vez mais interesse nos campos da economia e do conhecimento. “Estamos vivendo uma revolução blockchain no mundo”, garante Canaveser. 

Entendendo o que é blockchain
Esse movimento consiste em uma rede de computadores que opera com cadeias de blocos – daí a tradução literal de blockchain. Cada bloco contém a impressão digital do anterior, mais o seu próprio conteúdo. Com essas duas informações, o sistema gera outra impressão digital, e assim por diante. Simplificando, é como se os integrantes da rede transferissem dados por meio de uma base em comum, da qual cada um tem uma cópia e cujo conteúdo está em constante sincronia com os demais.

As vantagens em relação ao modelo atual – “centralizado e burocrático”, avalia Guilherme – chamam a atenção. “Traz um conceito de segurança e confiança extremamente novo no mercado, tanto no armazenamento de informações quanto em transações financeiras e validação de documentos”, esclarece. Por isso que seu alcance ultrapassou o universo dos criptoativos, atingindo os mais variados setores, sempre com resultados eloquentes.

Especialista em direito digital e palestrante de cursos de direito empresarial, tributário e trabalhista, Paulo Koch aponta as aplicações da tecnologia blockchain – ou “plataforma”, como gosta de chamar – em sua área de atuação. “Ao autenticar documentos e informações, ela restringe ações judiciais, solucionando de forma imediata conflitos como locação, compra e venda de imóveis, condomínios, transferências e outras situações que beneficiam a sociedade como um todo”, exemplifica.

Assim, continua o advogado, o Judiciário resolverá processos em prazos mais curtos e dará celeridade às ações, pois grande parte do trabalho será feito por inteligência artificial. Sem falar na redução da intervenção do Estado, uma preocupação onipresente nos debates a respeito de eficiência da máquina administrativa. “A plataforma deixa as pessoas cientes sobre quando efetivamente ocorreu uma compra ou venda com todos os comprovantes, efetua operações financeiras nacionais em frações de segundo, facilita o acesso à informação, diminui a burocracia e coíbe a corrupção”, cita ele sobre alguns dos benefícios do blockchain.
O entusiasmo com que Paulo fala contagia e provoca a inevitável pergunta: “Como isso é possível?”. Com a experiência de quem também se surpreendeu – e até duvidou da competência – do sistema quando soube de sua existência em 2009, ele responde: “Venha assistir às palestras e descubra como transformar isso em realidade e de que jeito você pode tirar o máximo proveito dela para o seu negócio”.

Encontro sobre "Ecossistema global de tecnologia e o impacto no mercado e novos modelos de negócios"
Data: 22 de outubro (terça-feira)
Horário:
- 19h45 Coffee;
- 20h00 Abertura;
- 20h10 Talks;
- 20h30: Rodada de Negócios e dinâmica com troca de cartões
- Impact Hub Primavera
- Rodovia SC 401, 4100 - Km4 - Saco Grande,

Ingressos
gratuito e limitado a 80 pessoas pelo site

Mais informações: (44) 99116-1012