FAM 2019: 23ª edição do Festival acontecerá de 26 de setembro a 2 de outubro

24 de Junho de 2019

Organização divulga grandes mudanças e novidades para a edição deste ano

Foto: Divulgação

O FAM 2019 muda de data, como já informado no início do ano, e de casa. O festival deixa o inverno e passa a ser realizado nos primeiros dias da primavera, entre 26 de setembro e 2 de outubro, e retorna ao centro da capital catarinense.

De acordo com o diretor geral do FAM, Antonio Celso dos Santos - "O FAM é um festival de cinema que figura entre os mais antigos do Brasil e leva o nome de Florianópolis para além do nosso continente. De tempos em tempos, fizemos o movimento de mudança e agora é o momento de retornar a espaços do centro histórico. Mais ambientes vão respirar o clima do cinema e assim vamos estar mais próximos do cotidiano da nossa cidade".

Neste ano, o festival será realizado em quatro locais diferentes do centro de Florianópolis. O FAM será no complexo de cinemas Cineshow, no Beiramar Shopping. As cinco salas exibirão os filmes das mostras competitivas e convidadas durante os sete dias do festival. Serão no mínimo 80 sessões de cinema, dependendo dos filmes selecionados, divulgados no início de julho.

"Nossa busca para atender a multiplicidade de público, de olhares, de identificações e também para que este encontro com o cinema do Mercosul tenha a melhor experiência com a qualidade da sala de cinema nos levaram ao encontro desta nova parceria. Teremos um complexo de salas projetadas para cinema que se tornam casa do festival por toda a semana e poderemos apreciar o filme comendo pipoca, num ambiente para permanecer e conversar ao final da noite", esclarece a diretora de programação do FAM, Marilha Naccari.

As atividades de formação, como as palestras, painéis e o Rally Universitário Floripa 2019 acontecerão no Museu da Escola Catarinense, prédio histórico, administrado pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc, localizado no centro de Florianópolis (Rua Saldanha Marinho, 196). 

Já as atividades relacionadas ao mercado audiovisual ficarão concentradas no Hotel Majestic Palace, na Avenida Beira-Mar. O Encontro de Coprodução do Mercosul - ECM 2019 - entre os dias 29 de setembro a 1º de outubro, irá reunir produtores do Mercosul e oito players confirmados, cinco canais de televisão - Fox Latam, Canal Brasil, Box Brasil, CineBrasil TV e TELEFE - e três distribuidoras - Elocompany (Brasil), Artkino (Argentina) e BF Distribution (Chile).

E a cerimônia de premiação do festival, no dia 02 de outubro, será no Teatro Álvaro de Carvalho, local histórico e com forte ligação com o audiovisual. A primeira projeção cinematográfica na cidade foi no TAC, em 1900. Oito anos depois, foi instalada a primeira sala fixa de cinema da capital catarinense.

O FAM 2019 é organizado pela Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais.