AMANHÃ | Etapa regional do Torneio SESI de Robótica estreia no ambiente digital

08 de Abril de 2021

Competição classificatória de Santa Catarina acontece entre os dias 9 e 10 de abril

Pela primeira vez, Santa Catarina receberá de forma on-line a etapa regional do programa internacional First Lego League (FLL) - Torneio SESI de Robótica. O evento, realizado nos dias 9 e 10 de abril gratuitamente, terá como objetivo despertar o interesse pela implementação de temas como ciência e tecnologia no currículo escolar do ensino básico. Participarão estudantes de Concórdia, Criciúma, Itajaí, Florianópolis, Tijucas, Joaçaba, São Miguel do Oeste, Rio do Sul, Lages, Joinville, Blumenau, Brusque, Videira, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul e Pouso Redondo.

Nesta temporada o tema do torneio será "RePLAY". No Projeto de Inovação, os estudantes deverão pensar em maneiras inovadoras de motivar e tornar as pessoas mais ativas, buscando incentivar a prática de atividades físicas para garantir uma qualidade de vida melhor e evitar o sedentarismo. A interação toda será por meio de chat e com plateia virtual formada pelos participantes do torneio.

Já no Desafio do Robô, as equipes colocarão em prática o que foi idealizado. O robô deverá cumprir 14 missões específicas, como capturar, transportar, ativar ou entregar objetos em um tapete oficial da competição. Cada time tem direito a três rounds para completar o máximo de tarefas possíveis durante dois minutos e trinta segundos. Serão 16 equipes da Escola S e outras seis de escolas públicas e de redes privadas competindo.

A avaliação dos projetos, que será feita pela plataforma FIRST REH, levará em consideração sensores de movimento, cor, controladores, motores, programação e estratégia utilizadas. A capacidade da equipe em demonstrar o que foi feito e como foi feito, bem como explicar a evolução do trabalho até o projeto final, além do trabalho em equipe, com inclusão, diversão e inovação, serão fatores analisados pelo júri.

As equipes classificadas nesta fase regional garantem vaga para a etapa nacional do Festival SESI de Robótica, que será realizada entre 28 e 30 de maio.

 

Notícias Relacionadas