Encontro Internacional que discute a importância da inovação na educação é promovido pelo Sebrae/SC e UFSC

10 de Maio de 2021

Os desafios e perspectivas da educação na e pós pandemia será um dos temas abordados no evento

 

Nos dias 14 e 15 de junho acontece a 4ª edição do “Encontro Internacional de Inovação na Educação – Educação inovadora em tempos de pandemia”, promovido pelo Sebrae/SC, os grupos VIA Estação Conhecimento e Labmídia do Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC) em conjunto com os Departamentos de Metodologia do Ensino e de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O evento será totalmente online e irá discutir a importância da inovação na educação com o objetivo de fortalecer o ecossistema educacional inovador nas escolas e universidades brasileiras. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Serão quatro grandes temas de discussão: Educação em Rede; Metodologias de Ensino-Aprendizagem; Ensino Empreendedor; Educação, Pesquisa e Inovação responsáveis.

Segundo Clarissa Teixeira, do grupo Via Estação Conhecimento, da UFSC, um dos grandes propósitos do evento é fortalecer a rede de profissionais que atuam junto aos temas discutidos. “Visamos ativar cada vez mais o ecossistema de inovação catarinense, conectando diferentes atores em prol de práticas inovadoras para o ensino-aprendizagem dos diferentes públicos”, afirma.

 

Para 2021, o Programa Nacional de Educação Empreendedora possui os seguintes propósitos:

- Desenvolver competências (conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) empreendedoras de professores e estudantes;

- Criar e fortalecer redes de empreendedores e parceiros institucionais;

- Desenvolver iniciativas de Educação Empreendedora, tendo como foco temas como ética e sustentabilidade, educação financeira, cooperativismo/associativismo, inovação e digital;

- Promover o reconhecimento do Sebrae como entidade de excelência em Educação Empreendedora.

Para Mariana Vitarelli, gestora do projeto de educação empreendedora do Sebrae/SC, o evento é de suma importância, considerando que a educação foi um dos setores mais impactados pela pandemia da Covid-19. “Muitas mudanças que foram adotadas nas instituições de ensino deverão continuar mesmo com o fim da crise. Além disso, a cada dia surgem novas tendências e demandas para as escolas e universidades, como as questões relacionadas à segurança dos dados. Abordar esses temas é fundamental para garantir o desenvolvimento das escolas e universidades, visando uma educação cada vez mais empreendedora e inovadora, apta a formar pessoas com as competências necessárias para o século XXI”, conclui.

 

Notícias Relacionadas