Artista tcheco vai expor seus quadros na Villa Francioni, em São Joaquim

23 de Abril de 2021

É a primeira vez que sua arte desembarca no Brasil

 

Entre os dias 1º de maio e 4 de julho, será realizada uma exposição na Galeria de Arte da Villa Francioni, em São Joaquim –SC.

O artista plástico que fará a exposição é Standa Sedlak, que nasceu na República Tcheca e atualmente mora em Toronto, no Canadá. Ele integra uma geração de artistas contemporâneosrespeitados mundialmente por invocarem a natureza e os sérios desafios da questão climática.

 

Foto:Divulgação
 

O convite
No ano passado, Standa veio ao Brasil – a convite do casal de brasileiros Geórgia Moritz e Rafael Reis -  e trouxe na bagagem 30 telas inéditas e uma proposta: queria que o catarinense Edson Machado assinasse a curadoria de suas exposições na América Latina.

Assim se deu o início das exposições. Primeiro no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, e no Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville, com exposições prestigiadas por numeroso público. E, agora, as pinturas ficam na Galeria de Arte da Villa Francioni até julho deste ano e depois retornam ao Canadá. 

O título da exposição: From Sea to Sea (do Mar ao Mar), faz uma referência a um lema canadense, país com dimensões continentais banhado por três oceanos - Pacífico, Atlântico e Ártico.

Para a montagem da exposição internacional em São Joaquim, o curador Edson Machado analisa: "Praias desertas, geleiras, montanhas e penhascos, riachos e florestas são temas recorrentes nas criações de Standa Sedlak, produzidas com pinceladas gestuais, traços de giz de cera e variados movimentos de espátula, ferramenta que amplia seu clamor pelas artes visuais e pela narrativa ecológica. A quase ausência da figura humana em suas criações traduz o cenário às vezes idílico, outras vezes questionador, num dos objetivos da arte".
Em sua curta visita ao Brasil no ano passado, o artista conheceu algumas vinícolas da Serra Catarinense e disse: "Se o mundo globalizado tomasse conhecimento da beleza e do respeito à natureza que vi por aqui, seríamos todos mais felizes".

 

Foto:Divulgação

 

A presidente do Conselho de Administração da Villa Francioni, Daniela Borges de Freitas, conta que "a exposição de pinturas reforça o entusiasmo em promover o turismo enocultural nessa região, trazendo arte internacional e fazendo conhecer nossos produtos de qualidade".

Do Mar ao Mar inaugura no sábado, 1º de maio, 14h, e permanece até o dia 4 de julho de 2021, diariamente, inclusive fins de semana, das 10 às 17 horas, na Galeria de Arte da Villa Francioni e entrada é gratuita.

 

Notícias Relacionadas