3ª edição do Congresso BIM CREA-SC será realizada em Florianópolis

14 de Outubro de 2021

Serão apresentados os principais projetos e inovações da engenharia

Foto:Banco de Imagens/BIM

A terceira edição do Congresso BIM CREA-SC será realizada em Florianópolis nos dias 10 e 11 de novembro de 2021 e terá como tema o “BIM de Norte a Sul”, no qual serão apresentados os principais projetos e inovações desenvolvidos com esta metodologia em todo o país.

BIM (Building Information Modeling) é uma forma de se projetar e construir com mais eficiência e impacta o planejamento da obra, a gestão dos custos e as escolhas de soluções técnicas. O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) são os principais patrocinadores e incentivadores do 3° BIM CREA-SC: BIM de Norte a Sul. Organizado e realizado pela Conexão BIM, o evento conta também com a colaboração de empresas e entidades ligadas à área do Brasil e do exterior.

Este será o primeiro evento presencial sobre o tema realizado no Brasil depois do início da pandemia. É aberto a todos os profissionais de âmbito nacional que atuam em empresas públicas e privadas, engenheiros, arquitetos, fabricantes de software e demais áreas relacionadas a obras e projetos.

Os participantes terão acesso a painéis, palestras, debates e workshops com os principais cases de Norte a Sul do país, além do prêmio BIM de Projetos. Outra novidade desta edição é que, o vencedor do prêmio ganhará a participação em congresso de Portugal, o PTBIM, em Braga, com visita técnica pela Universidade do Minho, co-organizadora do Congresso Português. Todos os tipos de projetos, desenvolvidos com a metodologia BIM, podem participar.

A Capital catarinense não sedia o 3º Congresso BIM CREA-SC por acaso: uma escola municipal no bairro Tapera, construída com o uso dessa metodologia, teve o tempo de execução reduzido e gerou grande economia aos cofres públicos. A obra foi executada sem interrupções, sem aditivos e de forma ágil, a ponto de permitir a antecipação da conclusão dos trabalhos em quase um ano. O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina é o primeiro do Brasil a estudar a aplicação da metodologia em seu trabalho de emissão de alvarás de projetos.

A engenheira Késia Alves da Silva explica que, “Além de conhecer o que está acontecendo no Brasil e no mundo sobre BIM, o participante poderá experimentar equipamentos revolucionários que vão e já estão impactando o dia a dia dos profissionais e das empresas”.
 

Notícias Relacionadas