Nos meses de março, abril e maio, o projeto “A escola como espaço de investigação: mediações literárias – 2ª edição” circula por cidades do Vale do Itajaí, destacando a literatura infantil.
No total serão 12 mediações literárias, gratuitas e com tradução em LIBRAS, voltadas ao público infantil de comunidades escolares descentralizadas, bibliotecas ou espaços culturais nos municípios de Blumenau, Itajaí, Canelinha, Gaspar, Indaial e Timbó. O projeto é mediado pela doutora em Educação Maria Laura Pozzobon Spengler e pela arte-educadora Deda Silveira, e tem como instrumento para leitura e fruição obras literárias dos artistas/autores catarinenses Guilherme Karsten e Nana Toledo.
No dia 25/3, o projeto chega à Canelinha; no dia 29/4, em Gaspar; no dia 13/5, em Blumenau; no dia 16/5, em Indaial e Timbó; e no dia 23/5, em Itajaí.
“A realização da segunda edição do projeto se justifica pela percepção, durante a realização da primeira edição em 2023, ao percebermos a necessidade de dar a conhecer os autores e ilustradores catarinenses em diferentes espaços”, afirma Maria Laura Pozzobon Spengler. “Acreditamos também, que o espaço da escola é, certamente, local fundamental para a formação de leitores. Assim, a escolha por esses espaços, através das ações de mediação aqui propostas, que as crianças, de diferentes cidades, poderão acessar a cultura literária produzida em nosso estado, conhecendo obras de diferentes autores e temáticas diversas, ampliando sobremaneira sua percepção sobre a produção criativa na literatura” complementa a doutora em Educação.
“Na contemporaneidade, os livros publicados para crianças e jovens, se destacam pela sua constituição enquanto livros ilustrados, ou seja, publicações que engendram a linguagem verbal (palavra), a linguagem visual (ilustração) e o design, conjunto esse que culmina na expressão de diferentes linguagens e materialidades, e portanto, exigem um leitor que possa dar conta de perceber essa variedade de textos. Os autores escolhidos para participar dessa segunda edição são destaques catarinenses e no cenário literário brasileiro”, explica Deda Silveira.
Em contrapartida social, no dia 13/5, haverá palestra às 19h, abordando sobre “Palavras e imagens no livro infantil: autoria em tessitura”, com roda de conversa e participação dos autores Guilherme Karsten e Nana Toledo.
E, às 20h, a palestra: “Linguagens no Livro Ilustrado: leitura (s) para além da palavra”, realizada com a doutora em Educação Maria Laura Pozzobon Spengler. As duas ações ocorrem no Auditório da Biblioteca da FURB, Campus da FURB, em Blumenau, e contam com tradução em LIBRAS e mediações de Maria Laura Pozzobon Spengler e Deda Silveira. O projeto “A escola como espaço de investigação: mediações literárias – 2ª Edição” é realizado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, edição 2023.
Programação Geral
Projeto “A escola como espaço de investigação: mediações literárias 2ª Edição”
Dia 25/3
Em Canelinha: no Centro Municipal Arte Educação, às 8h30 e às 13h30
Dia 29/4
Em Gaspar: no CDI Maria da Silva (Vovó Lica), Margem Esquerda, às 10h; no CDI Emília Theiss, em Gaspar Grande, às 13h e às 14h
Dia 13/5
Em Blumenau: na EBM Alice Thiele, no bairro Garcia, às 8h e às 10h
Dia 16/5
Em Indaial: na Casa do Professor, às 9h; e no Salão Nobre da Prefeitura de Indaial, às 14h
Em Timbó: na Escola de Artes VEM Cultural, bairro das Nações, às 19h
Dia 23/5
Em Itajaí: na Escola Básica Avelino Werner, bairro São Judas, às 8h30 e às 10h.