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10 anos de Agência Pública é marcado com série de debates sobre o presente e futuro do Brasil
02 de Março de 2021

10 anos de Agência Pública é marcado com série de debates sobre o presente e futuro do Brasil

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Fundada em 2011 por repórteres mulheres, a Agência Pública é a primeira agência de jornalismo investigativo sem fins lucrativos do Brasil. E neste mês de março completa 10 anos de existência. Para comemorar, será realizado nos dias 6, 13 e 20 de março, uma série de seis debates para discutir o presente e o futuro do Brasil. As inscrições para participar podem ser feitas por meio deste link.

Na programação, cada dia irá contar com duas mesas de debate. Entre os participantes confirmados, estão: Ailton Krenak, Gregorio Duvivier, Anielle Franco, Lilia Schwarcz, José Murilo de Carvalho e Marcos Nobre. Cada conversa terá dois convidados e um mediador, que vão conversar sobre questões atuais e suas consequências para os rumos do país nos próximos dez anos: bolsonarismo; gênero e religião; juventude; militares e a política; barbárie na política; negacionismo científico e mudanças climáticas.

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Devido à pandemia, o público poderá acompanhar as conversas de forma remota. Os mediadores estarão no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, de onde o evento será transmitido. 

 

Outras comemorações

Além dos debates, a celebração da primeira década da Agência Pública terá ainda o lançamento, no dia 27 de março, de uma edição especial do podcast Pauta Pública, com Marina Amaral e Natalia Viana, as diretoras e fundadoras da Pública. Elas vão conversar com os apresentadores Andrea Dip e Thiago Domenici, antigos amigos que se conheceram trabalhando na revista Caros Amigos e hoje fazem parte do conselho deliberativo da Agência Pública.

Outra novidade é o lançamento de um livro em parceria com a Editora Elefante. A obra trará textos inéditos sobre a atuação da Agência Pública ao longo dos seus dez anos, além de coberturas de temas que marcaram a história da agência, como o trabalho com informações vazadas no WikiLeaks e Vaza Jato, a cobertura de questões de gênero, de conflitos na Amazônia, fact checking e jornalismo de dados. Seu lançamento está previsto para meados de 2021, e será vendido através do site da Pública.

Durante todo o mês de março a celebração de aniversário ainda terá desdobramentos nas redes sociais da agência, com depoimentos especiais dos conselheiros da Pública, como Eliane Brum, Dorrit Harazim, Paula Cesarino Costa, Eugênio Bucci, Fabiana Moraes, Ana Toni, Jan Rocha e Carlos Alberto de Azevedo. Também serão divulgados vídeos de Aliados – pessoas que participam do programa de financiamento recorrente – e de jornalistas que apoiam e se inspiram na Agência Pública.

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