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ENTREVISTA: Eugênio Neto, presidente do Convention & Visitors Bureau de Florianópolis
01 de Dezembro de 2013

ENTREVISTA: Eugênio Neto, presidente do Convention & Visitors Bureau de Florianópolis

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neto_mOs Convention & Visitors Bureau são organizações de instituições que promovem o turismo e a receptividade de uma cidade ou localidade para convenções e visitação de eventos e atrações diversas. No Brasil existe a Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux que congrega os “bureaux” do Brasil. São estruturas independentes, não governamentais, apartidárias, sem fins lucrativos, com a missão de promover o desenvolvimento econômico e social do destino que representa, através do incentivo e fomento da indústria do turismo. Realizam planejamento, promoção, apoio, captação e geração de eventos e incentivo ao turismo de entretenimento e lazer para destinos em formação e consagrados. (Wikipedia).

AcontecendoAqui entrevistou Eugênio Neto, presidente do Convention & Visitors Bureau de Florianópolis, que depois de 2 anos à frente da entidade está preparando sua sucessão que tem possibilidade de ser com Rubens Régis, diretor comercial do Costão do Santinho, um dos locais que mais recebe eventos na Capital catarinense. Acompanhe nossa conversa:

 

AcontecendoAqui – Você está à frente do Floripa Convention há 2 anos. Quais são os objetivos da entidade, principais bandeiras defendidas por ela e quem pode fazer parte do Convention?

Eugênio Neto – Na verdade, estou na diretoria desde o seu início. Fui vice-presidente em um mandato da Carmen Peters e nos dois da Jô Cintra – de quem assumi o posto quando ela aceitou o convite para presidir o Conselho Estadual de Turismo. Em 2011, então, fui eleito presidente. Nossa principal bandeira sempre foi trabalhar em prol da quebra da sazonalidade. De fazer com que Florianópolis fosse atraente e tivesse os equipamentos turísticos necessários e eficientes para atender não apenas a demanda de lazer, mas – especialmente – o segmento de turismo de eventos e negócios. E, para isso, contamos com associados em várias categorias, cada um se esmerando cada vez mais para prestar serviço profissional e de ponta. Para se associar é preciso atender a uma série de requisitos, entre eles, estar há dois anos no mercado e ter idoneidade.

 

AAqui – Por ser uma instituição sem fins lucrativos, como se dá o custeio e a manutenção da entidade?

E. N. – Os Conventions Bureaux são mantidos pelas mensalidades dos associados e também pela room tax, uma taxa de turismo espontânea vinculada às hospedagens em hotéis. Essa é uma prática comum no mundo inteiro. Em alguns países é obrigatória. Aqui no Brasil ainda é apresentada ao hóspede em nível de colaboração. Se ele aceitar, é cobrada e, então repassada ao Convention da cidade ou região.

 

logo cvbf
AAqui – Segundo a ICCA-International Congress and Convention Association, Florianópolis está entre os 10 principais destinos para turismo de eventos no mundo. Como foi alcançada a marca e como continuar na defesa do título tendo em vista o ciclo dos eventos de turismo?

E. N. – Há muito tempo estamos dentro desta marca de elite. Em alguns anos estivemos em terceiro, quarto, sexto lugar – como agora. Isso depende das captações de eventos internacionais itinerantes. Ou seja, eventos que vêm para o País e que na próxima edição já estarão em outro. Florianópolis tem se destacado entre as capitais. Perde sempre para São Paulo e Rio de Janeiro. Mas concorre diretamente com Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre; e com cidades sempre no páreo, como Foz do Iguaçu – um dos destinos turísticos mais cobiçados por estrangeiros em visita ao Brasil. O que nos diferencia, além da natureza, são os índices de segurança, a infraestrutura receptiva e de serviço, e o preparo da equipe de captação, com material promocional do destino de excelente qualidade e poder de convencimento.

 

AAqui – Quais os principais entraves hoje para o desenvolvimento do turismo em Florianópolis?

E. N. – O nosso maior problema, sem dúvida nenhuma, é o aeroporto, com instalações precárias e via de acesso deficitária. Precisamos de soluções imediatas para estes problemas urgentes. Também sofremos com a questão da mobilidade. Principalmente porque a maioria dos equipamentos turísticos ficam na área insular da cidade e para chegar ou sair da Ilha, somente pelas pontes.

 

AAqui – O Convention Floripa completa 10 anos de atividades. O que está sendo preparado para essa comemoração?

E. N. – Faremos um grande evento, reunindo autoridades, associados e imprensa no próximo dia 03 de dezembro, terça-feira, no Hotel Maria do Mar. Além da recepção festiva, também estaremos homenageando ex-presidentes e empresários que desde o início acreditaram no poder do associativismo. A união e a persistência destes parceiros foi o alicerce para a construção de uma entidade respeitada, como é o Floripa Convention, com credibilidade muito importante. Posição que foi cuidadosamente lapidada durante todos esses anos, com muito trabalho e dedicação.

 

AAqui – Paralelamente à comemoração dos 10 anos ocorrerá um encontro latino-americano de conventions. Como será?

E. N. – Foi uma excelente coincidência. A confirmação da vinda do 6º Encontro Latino-Americano de Conventions & Visitors Bureaux aconteceu ano passado, durante a edição anterior do evento, em Bogotá, na Colômbia, onde estivemos representados pela nossa diretora executiva, Juliana Castanho. Sua defesa foi importantíssima. Mais ainda porque conquistamos um evento internacional, que vai reunir gestores de vários países, e que poderão participar também das comemorações dos nossos 10 anos de atividades amplamente reconhecidas. Na programação do Encontro, foram estabelecidas palestras, mesas-redondas, rodadas de negócios que vão contar com a participação de grandes nomes do turismo e do associativismo, e que estarão tratando de assuntos específicos das gestões. Mas também estaremos apresentando linhas de pensamento e estratégias de ações que possam estimular e facilitar a integração entre os destinos da América Latina, incentivando uma espécie de “intercâmbio” de turistas de eventos.

 

AAqui – Em dezembro também acontece a eleição para uma nova gestão dentro da entidade. Como prepará-la para o futuro?

E. N. – Eu deixo a presidência com a certeza de que a próxima equipe vai encontrar um Floripa Convention que mantém a determinação de cumprir suas metas em direção aos objetivos de se firmar cada vez mais como uma entidade imprescindível para o crescimento permanente do turismo de eventos em Florianópolis. Este é um setor importantíssimo para a cidade e região, porque gera renda, emprego e negócios, além de movimentar a economia do município o ano inteiro. Em 2011 elaboramos um planejamento estratégico com metas a serem cumpridas até 2015, e estamos seguindo à risca as ações determinadas. Isso facilitou a nossa administração e ajudará também a nova diretoria.

Eugênio Neto é formado em administração de empresas, com MBA em Marketing pela ESPM. É  presidente da Neto Eventos, conceituada  fornecedora de equipamentos e tecnologia para eventos com sede em Florianópolis.