Udesc realiza Semana da Voz com palestras, debate e espetáculos

13 de Abril de 2018

O programa de extensão VivaVoz, do Centro de Artes, da Universidade do Estado de Santa Catarina, apresenta a Semana da Voz que ocorrerá entre os dias 16 e 20 de abril. Será um evento artístico-acadêmico em consonância com o Dia Mundial da Voz, comemorado anualmente dia 16 de abril pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. O evento é gratuito, aberto ao público, terá certificado de participação e será realizado nas dependências dos departamentos de Artes Cênicas (DAC) e Música (DMU) da Udesc.

A programação integra palestras, espetáculos e vivências em torno de assuntos relativos à diversidade da expressão vocal, ilustrando seus diversos campos, como performance, técnicas, pedagogia, estudos teóricos, saúde, entre outros. A finalidade do evento é proporcionar para os estudantes e para a comunidade uma programação diversificada com profissionais ligados à voz que residem e desenvolvem trabalhos na grande Florianópolis, dentro e fora da Universidade.

A atividade também planeja criar uma rede de trocas entre os professores da Universidade e profissionais da comunidade, aumentando o acesso do público às diversas facetas deste tema. Dublagem, canto coral, canto lírico, vocalidade para a cena, canto popular, fisiologia vocal e fonoaudiologia estão entre os temas abordados, além de uma mesa de discussão com o tema “Pedagogias Vocais”, um bate papo aberto ao público entre professores de voz sobre suas metodologias e experiências na área.

Além das palestras e mesa, a Semana apresenta duas aulas-espetáculo: Imagens de Ópera, com a soprano Alicia Cupani, o pianista Eugênio Menegaz e direção cênica de Sulanger Bavaresco, e A Menina Boba, de Bárbara Biscaro, professora no DAC.

Sob coordenação das professoras Alicia Cupani (Departamento de Música) e Bárbara Biscaro (Departamento de Artes Cênicas), a Semana da Voz reúne os professores Daiane Dordete Steckert Jacobs e Thiago Castro Leite (DAC), Cristina Emboaba (DMU), Janaína Träsel Martins (UFSC), Claudinéia Crescêncio (fonoaudióloga e acadêmica do PPGMUS), Igor Lima (ator e dublador), Elizabeth Zanuncio (fisioterapeuta e terapeuta corporal), Verônica Kimura (professora de canto popular/samba) e Fernando Zimmermann (vocal coach).

Clique na imagem para ampliar o cartaz com a programação completa:
 

Programação completa Semana da Voz