Tenistas de 12 países participam de campeonato em Florianópolis na Semana Guga Kuerten

16 de Outubro de 2018

A Semana Guga Kuerten celebra sua primeira década de um evento que reúne todas as modalidades do esporte, em uma parceria inédita com a Federação Francesa de Tênis

A Semana Guga Kuerten atletas até o próximo dia 21 de outubro em Florianópolis para participar de campeonatos de tênis. A elite do tênis infantojuvenil nacional exibe o seu talento com a disputa da chave principal da Copa Guga Kuerten. O campeonato, realizado nas quadras de saibro do Jurerê Sports Center (Jusc), em Jurerê Internacional, reúne atletas das categorias 12, 14, 16 e 18 anos, com tenistas de 12 países disputando título e pontos no ranking mundial ITF na categoria 18 anos.

Em quadra, duelo internacional logo na abertura dos jogos. Segundo principal favorito dos 18 anos, o brasileiro Gustavo Heide passou com facilidade pelo chileno Francisco Faundez em 6/0 e 6/2. Em confronto nacional, quem também confirmou o favoritismo foi o cabeça-de-chave 10, Luiz Eduardo Santos, que derrotou Gabriel Daldegan Ferreira, por 7/5 e 6/1. Ao final do dia, Pedro Boscardin, atleta do Time Guga e um dos principais favoritos da Copa Guga Kuerten Infantojuvenil, derrotou com facilidade o conterrâneo brasileiro Gustavo Gil, em 6/0 e 6/1. Número 191 do ranking mundial junior, Pedro tem somente 15 anos, mas compete na categoria 18 anos. Ano passado, foi campeão nos 14 anos.

Entre os tenistas estrangeiros, vitória do norte-americano Dal Blanch e do argentino Manuel Mouilleron Salvo. Blanch, quinto favorito, passou pelo brasileiro Lucius Soller em duplo 6/1. Em partida definida nos detalhes, Salvo, cabeça 15, sofreu para superar o brasileiro Gustavo Datto Martins. Foram preciso três sets, com 4/6 e 6/4 nos dois primeiros, e a vitória só chegou no tie break, em 7/6 (5).

No torneio feminino dos 18 anos, a boliviana Maria Olivia Castedo passou pela brasileira Camila Fonseca em dois sets, com 6/2 e 6/3. Na segunda rodada, Castedo tem pela frente a difícil missão de barrar a principal favorita do torneio, a finlandesa Alexandra Antilla, número 198 do ranking ITF Juniors. Em um jogo bastante equilibrado entre brasileiras, Livia Cavalcanti bateu Luana Seyboth Wild, por 7/6 (2) e 6/2.

Na categoria 14 anos masculino, os atletas competem de olho na oportunidade de participar da última etapa do Le Mondial Lacoste, em Londres, na Inglaterra. O torneio acontece antes das decisões do ATP World Tour Finals.

Entre os participantes dos 16 anos, os campeões (masculino e feminino) ganham wild card (convite) para competir no Le Petit As, em Tarbes, na França, um dos principais torneios juvenis da Europa.

A Semana Guga Kuerten chega aos 10 anos em 2018. Promovida pela primeira vez em 2009, no ano seguinte a despedida do tricampeão de Roland Garros do circuito mundial profissional, celebrar a primeira década de um evento que reúne todas as modalidades do tênis, em uma parceria inédita com a Federação Francesa de Tênis (FFT). O evento, que atrai tenistas de vários países, será realizado até 21 de outubro, na capital catarinense. 

Esse é o primeiro evento em que Guga participa como embaixador de Roland Garros, desde o anúncio, em Paris. E, para abrir oficialmente o compromisso de divulgar o Grand Slam francês, a exposição que integra a programação da Semana Guga Kuerten vai ser dedicada às memórias do tricampeão sobre o Aberto da França. Além dos três troféus conquistados por Guga no saibro francês, serão expostos objetos e lembranças que remetem às vitórias de 1997, 2000 e 2001.

Os últimos três dias da Semana concentram os jogos da Copa Guga Kuerten de Beach Tennis, o Festival Escolinha Guga de Minitênis, no sábado (dia 20), com caráter recreativo para crianças de 4 a 10 anos, organizado pela equipe da Escola Guga, além das finais do 12, 14, 16 e 18 anos da Copa Guga Kuerten Infantojuvenil.  

A Semana Guga Kuerten é promovida pelo Guga Kuerten Company com a parceira da Genial Investimentos, Café do Ponto, Aurora Alimentos, Lacoste, Estácio, Jurerê Il Campanário, e Comitê Paralímpico Brasileiro, tem apoio do Instituto Sabin, C-tech Construtora, Red Horse Energy Drink, Involves Tecnologia, Lougge, Escola Guga Tênis, RGK Investimentos Imobiliários, Coltex Têxtil, blau.blau, Clube Doze de Agosto, Pó Piacentini, ITF, CBT, FCT, daquiprafora, Quadroville, Arnica Sports e Água Mineral Santa Rita.

Saiba mais em semanagugakuerten.com.br.

10ª SEMANA GUGA KUERTEN
Data: 11 a 21 de outubro
Local: Jurerê Sports Center (Florianópolis)

Programação
15 a 21/10 - Copa Guga Kuerten Infantojuvenil
18/10 - Homenagem da FFT ao Guga, às 15 (Jusc) 
19 a 21/10 - Copa Guga Kuerten de Beach Tennis
11 a 21/10 - Mostra Guga Kuerten
20/10 - Festival Escolinha Guga de Minitênis
21/10 - Finais da Copa Guga Kuerten Infantojuvenil