Publicidade
Pró-Música de Florianópolis apresenta “Uma Noite de Ópera” nesse domingo
17 de Novembro de 2017

Pró-Música de Florianópolis apresenta “Uma Noite de Ópera” nesse domingo

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

No programa, obras de Giuseppe Verdi  com os melhores momentos das mais famosas de suas óperas: Don Carlo, La  Forza del Destino, Rigoletto, La Traviata, Il Trovatore, Un Ballo in Maschera.

O concerto “Uma Noite de Ópera”, que estará no palco do Teatro Ademir Rosa-CIC, em Florianópolis, no próximo domingo (19), às 19h, terá a presença de duas renomadas cantoras: Masami Ganev, soprano japonesa radicada no Brasil, e Alícia Cupani, soprano argentina também radicada no nosso país – ambas aplaudidas em teatros no Brasil e pelo público de Florianópolis pelas suas brilhantes participações nas óperas aqui apresentadas pela Cia Ópera de SC. Árias das mais conhecidas óperas de Verdi terão também a participação do tenor Paulo Mandarino  com formação na Accademia Lirica Italiana, em Milão e o barítono Douglas Hahn, artista joinvillense, constantemente convidado para as óperas do Teatro Colón, na Argentina. Uma Noite de Ópera conta ainda com a participação da renomada pianista Helena Scheffel, correpetidora em óperas no Teatro Municipal de São Paulo,atualmente residindo em Florianópolis.

Publicidade

Verdi foi o compositor que dominou a produção lírica italiana na segunda metade do século XIX. Foi um criador para a voz, escrevendo um total de 28 óperas.

La Traviata baseada na peça A Dama das Camélias, retrata a vida curta e trágica morte de uma famosa cortesã na França do Segundo Império.O súbito amor desta mulher pelo ingênuo Alfredo e a destruição igualmente repentina deste amor, geraram uma das mais brilhantes melodias de Verdi.

Rigoletto retrata a corte corrupta de Mantua, com o seu todo poderoso Duque e seu bobo da corte, o corcunda Rigoletto. A raiva impotente e o rancor do desventurado Rigoletto resultam num comovente teatro musical.

Don Carlo, ópera trágica,dramatiza as lutas políticas, sociais e religiosas da Espanha no século XVII e conta a história de pessoas vitimadas por esses conflitos.Verdi aqui acrescenta o poder da Inquisição espanhola e sua determinação em controlar a política da Espanha.

La Forza Del Destino retrata a história do amor impossível  entre Álvaro, um cavaleiro sem fortuna, e Leonora, filha de uma família nobre. Os infortúnios do casal apaixonado nas mãos de Carlos, irmão da jovem, e o final trágico dos personagens são pretexto para um trabalho artístico que se desenvolve e se atualiza através de uma linguagem elaborada e saborosa. Na realidade o título Destino representa um papel menos decisivo do que uma trágica coincidência.

Il Trovatore é considerada como uma das mais amadas e festejadas óperas da história. É baseada na peça do espanhol Garcia Gutiérrez – El Trobador – e estreou em 1853 em Roma. A ópera tem sido um sucesso em todo o mundo operístico e conta a história  de uma cigana queimada na fogueira por bruxaria. Sua filha, por vingança, sequestra um dos filhos do velho Conde de Luna, que ainda era bebê. Os anos passam e o irmão do bebê sequestrado é o novo Conde de Luna que está apaixonado por Leonora. Esta, por sua vez, só tem olhos para Manrico, o Trovador, que é o filho sequestrado. Conflitos, revelações e um desfecho dramático.

Um Ballo in Maschera/A Noite dos mascarados – A estória contada por Verdi ocorre num baile de máscaras. É neste cenário de amor proibido, ódio, traição e morte que se passa a história da ópera Um Baile de Máscaras foi situada pelo libretista em uma cidade europeia. Mas a censura oficial levantou objeções porque a história incluía uma conspiração bem sucedida, um assassinato de um príncipe. A ação foi transportada então para a cidade de Boston (EEUU). Giuseppe Verdi utiliza nesta ópera a comédia para valorizar a tragédia. O contraste entre a leveza e o drama coloca à frente dos nossos olhos o terrível destino das personagens.Esta obra constitui a primeira grande síntese de teatro e música realizada por Verdi, abrindo o caminho para as obras-primas da maturidade do compositor italiano.

PROGRAMA

Don Carlo: Duetto “È lui, desso, l’infante…Dio che nell’alma infondere”
(Don Carlo e Rodrigo)
Tenor Paulo Mandarino  Baritono Douglas Hahn

La Forza Del Destino: Aria “Pace, mio Dio!” (Leonora)
Soprano Masami Ganev

Rigoletto:
Duetto “E il sol dell’anima” (Duca e Gilda)
Soprano Alicia Cupani  Tenor Paulo Mandarino
Aria “Pari Siamo” (Rigoletto)
Baritono Douglas Hahn
Duetto “Tutte le feste”(Gilda e Rigoletto)
Soprano Alicia Cupani   Baritono Douglas Hahn

INTERVALO

La Traviata: Aria “È strano… Sempre Libera” (Violetta)
Soprano Alicia Cupani

Il Trovatore: Aria “Ah si bem mio” (Manrico)
Tenor Paulo Mandarino

Un Ballo in Maschera:
Scena e aria “A tal colpa è nulla…Morrò, ma prima in grazia” (Amelia)
Scena e aria “Alzati!…Eri tu che macchiavi quell´anima” (Renato)
Soprano Masami Ganev   Baritono Douglas Hahn
Duetto “Teco io sto. Gran Dio!” (Amelia e Riccardo)
Soprano Masami Ganev   Tenor Paulo Mandarino


 

Data:19 de Novembro de 2017
Horário: 19h (horário especial para este domingo)
Local:Teatro Ademir Rosa-CIC
Ingressos: R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia entrada) à venda nos teatros do CIC, Pedro Ivo e TAC
Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/397415817345590/
 

Publicidade
Publicidade