Palhaços farão intervenção cênica interativa no Centro de Florianópolis

05 de Dezembro de 2017

Os (A)Gentes do Riso apresentarão O Abismo nesta quarta, dia 6

Grupo formado por artistas que atuam no Hospital Infantil Joana de Gusmão com visitas semanais para colocar luz sobre o que está bem e provocar boas risadas, ganham as ruas nesta quarta, 6/12).

O coletivo artístico, coordenado pela Traço Cia de Teatro, apresentará "O Abismo", próximo ao Senadinho - Centro de Florianópolis. A intervenção cênica faz parte da programação da XØKE - Mostra Independente de Arte de Guerra, que acontece de 6 a 10 de dezembro na Capital catarinense.
 
A imagem arquetípica do Louco, no tarô, vem geralmente representada pela figura do homem que caminha na beira do abismo. Que segue o destino desprendido da angústia de não saber o que está povir. E que não teme a queda: pode ser que caia. Ou pode ser que voe. Inspirados na alegoria do arcano, que compartilha com as figuras do bobo e do palhaço a mesma simbologia, os (A)Gentes do Riso incentivam o público a testar a capacidade de voo depois de atravessar uma situação aparentemente negativa, como cair. A intervenção é surpresa, por isso o horário não é divulgado.

Uma escada representará o abismo. Combinando teatro e circo, os palhaços irão propor aos transeuntes que participem da brincadeira e sigam em direção ao precipício simbólico. A ideia é que esse movimento impulsione nas pessoas a superação dos limites, a ruptura com o cotidiano e com seus padrões e limitações.