Norte Shopping recebe exposição de catarinense que vai escalar as sete montanhas mais altas de cada continente

01 de Setembro de 2016

O desafio de escalar as sete montanhas mais altas de cada continente é o que move o catarinense Hélio Fenrich, que no final do ano passado deu início ao projeto 7 Cumes. Até o momento o montanhista já superou duas etapas: o Aconcágua (América Sul) e o Elbrus (Europa). Quem quiser conhecer um pouco mais sobre esta jornada poderá conferir no Norte Shopping, a partir deste sábado (3), fotografias clicadas durante as escaladas e equipamentos de alpinismo.

Coordenador de vendas apaixonado por montanhismo, Hélio conta que a ideia de fazer o percurso surgiu no retorno de uma viagem de escalada para o Peru, em junho do ano passado. “Voltei pensando em qual seria meu próximo destino e aí veio a ideia de fazer algo maior. O projeto 7 Cumes foi idealizado pelo norte-americano Dick Bass, em 1985, e até hoje poucos brasileiros completaram o percurso”, comentou. Com o objetivo de concluir os sete cumes até 2020, Hélio fez um planejamento para escalar uma montanha por ano, com exceção de 2016, que inclui dois picos.

O roteiro começou pela América do Sul e em dezembro de 2015, o montanhista chegou ao topo do Aconcágua, com 6.962m. Em julho deste ano foi a vez da Europa, mais precisamente o monte Elbrus (5.642m), na Rússia. Para dezembro de 2016 ainda está programada a subida ao Kilimanjaro (5.892m), na África. Os próximos destinos serão Denali (6.149m), na América do Norte, em 2017; Carstensz (4.884m), na Oceania, em 2018; Everest (8.850), na Ásia, em 2019; e Vinson (4.892m), na Antártica, em 2020.

Além de divulgar as montanhas e mostrar a cultura dos povos que habitam as diferentes partes do planeta, Hélio destaca a satisfação pessoal de enfrentar desafios, superar limites e aperfeiçoar habilidades como planejamento e determinação. “Sempre sonhei e incansavelmente procurei atingir o topo dos meus sonhos e objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais. As sensações de atingir o cume, de dever cumprido, de realização, são motivadoras para a condição da minha jornada, acredito que deva motivar muitas outras pessoas também”, destacou.

Para a exposição no Norte Shopping, o montanhista selecionou mais de 50 fotografias, desde as primeiras montanhas que escalou até os picos concluídos até agora no projeto 7 Cumes. Os visitantes também poderão ver de perto alguns dos equipamentos usados nas expedições. “Há desde roupa e barraca de alta montanha até itens usados no dia a dia como saco de dormir, luvas e botas”, contou. A exposição 7 Cumes vai ficar no Espaço Norte Mais, próximo à entrada principal, até o final de setembro.

Exposição 7 Cumes
Data: Abre sábado, dia 3. Diariamente, das 10h às 22h. Até dia 30 de setembro
local: Norte Shopping, no Espaço Norte Mais, próximo à entrada principal
Ingresso: Entrada gratuita

Notícias Relacionadas