Publicidade
Museu de Arte de Santa Catarina recebe exposição Palavra em Movimento de Arnaldo Antunes
11 de Maio de 2017

Museu de Arte de Santa Catarina recebe exposição Palavra em Movimento de Arnaldo Antunes

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

O Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), em Florianópolis, receberá  a partir de 24 de maio a mostra Palavra em Movimento, que marca 30 anos de produção visual do multiartista brasileiro Arnaldo Antunes. A poesia é amplificada em suas dimensões semânticas, sonoras e visuais. Sai do livro convencional e é explorada em diferentes suportes e sentidos. Esse é o significado da palavra-conceito verbivocovisual, de James Joyce, e descreve a produção do artista contida na exposição, que tem a curadoria de Daniel Rangel. 

A palavra, seja falada, escrita, desenhada, fotografada, filmada, construída ou cantada, está no centro das atenções nesta mostra de Arnaldo Antunes, herdeiro da poesia concreta dos anos 1950, do rock and roll e do tropicalismo dos 1960 e 1970, da arte pop e do movimento punk dos anos 1980. “Trata-se de um artista do presente, que aborda temas atuais; conceitos políticos, comportamentais, ecológicos, espirituais e poéticos, para diversos públicos e em contato com diferentes mídias”, afirmou Daniel Rangel.  

Publicidade

Palavra em Movimento reúne caligrafias, colagens, instalações e objetos poéticos, além de adesivos, banners, áudios e vídeos de trabalhos realizados nos últimos trinta anos. É uma síntese da trajetória do artista vanguardista no circuito das artes visuais contemporâneas.“Um dinamismo que caracteriza justamente o movimento e o não pertencimento a um local ou a um gênero específico. Um mensageiro-viajante, cidadão do mundo, que manipula a linguagem como poucos”, concluiu o curador.

Além das obras que estarão no MASC, outras serão reproduzidas em cartazes para distribuição entre visitantes, especialmente para as escolas que farão visitas guiadas. Os mediadores serão orientados pessoalmente pelo artista Arnaldo Antunes e pelo curador da mostra, Daniel Rangel.

A exposição, que já passou pelas cidades de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, em Santa Catarina conta com o patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis e da Involves Tecnologia e Inovação e, através do incentivo fiscal, das empresas apoiadoras Beiramar Shopping, Brognoli Imóveis, Corporate Park, Hospital dos Olhos e Clínica São Sebastião. A produção é da Studio de Ideias, produtora cultural que atua há quinze anos no mercado catarinense e tem como objetivo principal firmar Santa Catarina no circuito cultural do Sul do país.

No dia 24, abrem também no MASC outras duas exposições. Uma de fotografias e vídeos do acervo do Museu – entre os artistas estão Rochelle Costi, Tony Camargo, Pedro Mottam e Odires Mlászho– e outra é Máquina Orquestra, de Roberto Freitas e O Grivo, que marca a primeira edição do Projeto Claraboia.

 

 
Exposição Palavra em Movimento
Data: 24 de maio, às 19h (vernissage); até 3 de julho, de terça a domingo, das 10h às 20h (visitação)
Local: Museu de Arte de Santa Catarina – MASC
Ingresso: Gratuito
Tel. Agendamento Mediação: 3664-2633​

Publicidade
Publicidade